Conceito » Cultura » As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo - Conceito, o que é, Significado

Alguns especialistas afirmam que o número sete teve um simbolismo muito claro nas antigas civilizações do Mediterrâneo e no Oriente Médio. Neste sentido, vale lembrar os sete sábios da Grécia, os sete pecados capitais, as sete portas do céu, as sete colinas de Roma e os sete pilares da sabedoria no mundo árabe. Além disso, existem sete impressionantes construções que são conhecidas como as Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

A primeira referência histórica a cada uma delas apareceu no século III a. C na obra de Filão de Bizâncio "De septem orbis miraculis".

Uma breve pincelada sobre as maravilhas que surpreenderam o mundo

1- O Farol de Alexandria, localizado na ilha de Faros, foi construído por volta do século III a. C e desapareceu no século XV como consequência de um terremoto. Tinha uma altura de 160 metros e servia de ponto de referência para a navegação.

2- As Pirâmides Egípcias de Keops, Khafre e Mikerinos foram construídas entre os anos 2700 e 2300 a. C e constituem o único conjunto monumental ainda existente. As três pirâmides foram construídas como túmulos para os três faraós da 4ª dinastia.

3- No século V a. C foi erguida a estátua do deus Zeus em Olímpia. Esta fazia parte do templo dedicado ao próprio Zeus e foi esculpida por Fídias. No século IV a. C a estátua foi transferida a um palácio na cidade de Constantinopla e no ano 462 desapareceu em um incêndio.

4- Por volta do século VI a. C foi construído o Templo de Artemis na ilha de Éfeso e dois séculos depois desapareceu após um incêndio provocado. No entanto, dos antigos restos permanece em pé uma coluna e poucos vestígios.

5- O Mausoléu de Halicarnasso tinha 42 metros de altura e era feito de mármore e bronze. Foi construído no século IV a. C e destruído no século XII após uma invasão de tropas turcas.

6- O Colosso de Rodes data o início do século IV a. C. Foi esculpido por Ceres de Lindos e seu desaparecimento definitivo ocorreu durante o terremoto que devastou a ilha no ano 226 a. C.

7- Os Jardins Suspensos de Babilônia foram construídos no século VI a. C. Os arqueólogos não concordam com sua localização exata. De acordo com pesquisas recentes, não foram construídos pelo povo babilônico, mas sim pelos assírios durante o mandato do monarca Senaquerib.

Muito mais do que simples monumentos

A história desses monumentos serve para compreender as crenças religiosas da Antiguidade. Da mesma forma, cada uma dessas construções permite conhecer os cânones estéticos e a cultura das civilizações antigas. Estes lugares míticos deslumbraram nossos antepassados e até hoje continuam sendo uma fonte de inspiração para a humanidade.

Imagem: Fotolia. jasckal

Relacionados:

  1. Cristo Redentor
  2. Pecados Capitais
  3. Colosso de Rodes
  4. Guerra dos Sete Anos
  5. Grande Pirâmide de Gizé
  6. Reina-Valera
  7. Tabernáculo
  8. Números Egípcios
  9. Soberba
  10. Polo Aquático