Conceito » História » Colosso de Rodes

Colosso de Rodes - Conceito, o que é, Significado

Por volta do ano 300 a. C, na entrada do porto da ilha de Rodes foi erguida uma estátua de bronze de uns trinta e cinco metros de altura. Esta estátua é conhecida como Colosso de Rodes e representa o deus Hélios em pé, com as pernas abertas e um braço estendido com uma tocha que antigamente servia como referência para a navegação marítima.

Para esculpir a estátua, o escultor Ceres de Lindos precisou de doze anos de trabalho. Sua imponência e grandeza a tornaram uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Os ródios criaram esta grande estátua depois de vencer certas forças inimigas que cercaram a ilha por mais de um ano. Embora os atacantes fossem mais numerosos, os habitantes de Rodes triunfaram sobre os invasores. Para celebrar esta vitória épica, os ródios decidiram construir uma majestosa estátua em homenagem a Hélios, o deus do Sol da mitologia grega. As referências históricas sobre o Colosso de Rodes se devem às descrições de três historiadores da antiguidade: Estrabão, Políbio e Plínio, o Velho.

O Colosso de Rodes esteve de pé até o ano 226 a. C quando um intenso terremoto estremeceu a ilha e a derrubou

Os ródios não levantaram a estátua novamente porque acreditavam que o deus Apolo tinha sido a causa do terremoto. Desta maneira, seus restos permaneceram totalmente abandonados até 635 d. C, quando alguns comerciantes sarracenos recolheram os restos de bronze para vendê-los a outros comerciantes do Mediterrâneo.

Apesar da sua destruição, o Colosso de Rodes permaneceu como uma fonte de inspiração para outros monumentos similares, como a "Estátua da Liberdade" situada na foz do rio Hudson, na Ilha de Elis, em Nova York.

As técnicas arqueológicas e os avanços da engenharia nos permitem saber qual foi a metodologia empregada para construir a maior estátua de bronze da história

Calcula-se que foram necessárias 200 toneladas de bronze para sua construção. Quanto à sua localização exata, os especialistas acreditam que o melhor lugar para instalar o Colosso se encontrava na colina próxima à baía de Rodes e não no cais. Para que a estátua pudesse sustentar-se era necessária uma grande base de rocha.

Acredita-se que Ceres de Lindos construiu um esqueleto de madeira para que fosse possível pendurar os painéis de bronze

A ilha de Rodes tinha importantes depósitos de bronze e os artesãos da cidade eram autênticos especialistas neste metal. Para que a escultura permanecesse em pé é bem provável que houvesse um terceiro ponto de apoio, provavelmente uma peça de bronze com a aparência de uma roupagem que cobria o deus Hélios.

Imagem: Fotolia. Marina

Relacionados:

  1. As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
  2. Cristo Redentor
  3. Pigmaleão
  4. Efeito Pigmalião - Galateia
  5. Atleta
  6. Girassol
  7. Paz Armada (1870-1914)
  8. Bolívia
  9. Esboço
  10. Olho de Hórus