Para a economia e o marketing, tão em moda e imprescindíveis nestes dias de qualquer sociedade do mundo, quase que como uma mãe, um serviço é o conjunto de atividades que realizam internamente uma empresa, por exemplo, para poder responder e satisfazer as necessidades de um cliente. É um bem, mas se diferencia porque sempre é consumido no momento em que é prestado.
Embora geralmente o serviço seja intangível como pode ser no caso da gestão de algum tipo de tramite que solicita o cliente a uma empresa, também pode ser tangível no caso, por exemplo, da reparação de algum eletrodoméstico.
Entre as características mais importantes que se adicionam as já expostas de imaterialidade e tangibilidade são:
heterogeneidade, dois serviços semelhantes nunca serão idênticos ou iguais, isto tem a ver com as variações de pessoas ou momentos em que é entregue; a inseparabilidade, tanto consumo ou produção se produzem total ou quase simultaneamente; a perecibilidade, um serviço que não pode ser guardado, principalmente pela inseparabilidade; e ausência de propriedade, aquela que quando se compra um serviço, se adquire o direito de recebê-lo, mas não é o proprietário do mesmo.
No entanto, todo serviço que queira ser bem prestado, deverá seguir os seguintes princípios (seria bom que várias empresas leiam conscientemente e logo aplicassem): atitude de serviço, ter a firme convicção que é uma honra servir, oferecer plena satisfação ao comprador do serviço, se for necessário, se apresentarem alguma contingência, demonstrar que não é impossível achar uma solução ao problema que aconteceu com o serviço, cobrar um serviço que não foi oferecido ou mal prestado, afastar-se de condutas autoritárias, dar o exemplo, isto quer dizer, por exemplo, que uma empresa que presta serviços deve oferecer tanto a seus clientes como aos funcionários o melhor trabalho.
Entre os princípios básicos e no momento em que se realiza um serviço devemos observar os seguintes passos:
qualidade, estabelecer as especificações do produto, um trato amável e cortês (o cortês não tira o valente), estar sempre à frente da satisfação do cliente, cumprir as promessas feitas, não fazer um cliente esperar, isto é o que mais irrita quando adquirimos um serviço, e finalmente, permitir sempre que deem sua opinião mesmo que seja negativa.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2013). Conceito de Serviço. Em https://conceitos.com/servico/. São Paulo, Brasil.