Resíduos Orgânicos - Conceito, o que é, Significado

Residuos-OrganicosChamamos de resíduos orgânicos a todos os elementos provenientes dos seres vivos que devem ser eliminados, no entanto, estão expostos a um processo de decomposição. Este tipo de resíduo deve receber um tratamento especial, pois podem ser portadores de doenças ou então contaminar o ambiente de maneira notória. Podem ser incluídos neste grupo qualquer tipo de resíduo dos seres vivos, seja de natureza animal como vegetal.

Os resíduos orgânicos devem ser identificados enquanto transportados dentro da sociedade. Esta circunstância ajuda para evitar riscos desnecessários. No caso dos hospitais, os resíduos orgânicos costumam ser queimados como medida de prevenção por causa do seu alto nível de periculosidade. Uma vez neutralizados, os resíduos costumam ser depositados em aterros a céu aberto nos arredores da cidade.

Em alguns casos, os resíduos orgânicos podem ser reutilizados a fim de obter algum tipo de benefício. Uma das formas de realizar esta tarefa consiste em utilizar adubo para o cultivo das hortaliças, gerando terra rica em nutrientes a partir de um tratamento simples de ser realizado. Outro tipo de tratamento pode ser a produção de gás para ser utilizado como energia, assim a decomposição dos resíduos orgânicos em determinadas circunstâncias gera o chamado gás de pântano, que se caracteriza por sua capacidade de combustão. Em alguns casos de resíduos específicos, também podem ser utilizados para alimentar certos tipos de animais.

Os resíduos orgânicos muitas vezes são elementos que por serem maltratados, são capazes de produzir grandes quantidades de contaminação. Neste sentido e para exemplificar, pode ser interessante explicar o modo em que um curso de água pode ser afetado pela contaminação causada por este tipo de resíduo. Quando elementos provenientes de organismos entram em contato com a água, o processo de fermentação segue seu curso da mesma maneira que em um ambiente terrestre, como exceção de que em certas circunstâncias se consome o oxigênio existente na água. Na verdade, as bactérias em decomposição consomem oxigênio quando seu nível de contaminação é muito alto na vida aquática e se vê afetado com a morte de diferentes organismos que ali habitavam. No caso de sua decomposição final ser realizada na terra, está sempre presente a contaminação dos lençóis subterrâneos. É por isso que é extremamente importante seu controle com eficácia.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: