Conceito » Educação » Asbesto

Asbesto - Conceito, o que é, Significado

O asbesto é um mineral natural, mais especificamente formado por silicato de magnésio. É extraído de minas a céu aberto e devido às suas características pode transformar-se em um tipo de fibra utilizado em diversas aplicações relacionadas à construção. Em sua versão popular é conhecida como amianto.

Um perigo para a saúde

Quando a fibra do asbesto se solta de algum material se torna potencialmente perigosa, pois flutua no ar e pode chegar ao interior do nosso corpo. Uma vez inalada se hospeda nos pulmões e com o passar do tempo acaba produzindo doenças pulmonares como a DPOC. É também a causa do mesotelioma, um tipo de câncer que afeta as células do organismo e que a cada ano provoca mais de 100.000 mil mortes em todo o mundo.

Os efeitos do amianto são especialmente incômodos para o organismo e as pessoas que morrem por sua inalação sofrem com fortes dores.

Onde se encontra?

As casas construídas antes de 1975 têm muitas possibilidades de incluir o asbesto, por este motivo, várias pessoas se encontram em perigo e nem sabem disso. Podemos encontrar este material em todos os elementos da construção, como no isolamento térmico, nas caldeiras, tubulações, ladrilhos sintéticos, massa de janelas, materiais de telhado, fibras de cimento, entre outros.

Apesar das autoridades públicas da maioria dos países proibirem seu uso no setor da construção, as construções antigas continuam em perigo. Por outro lado, continuam sendo empregados em construções ilegais e em países subdesenvolvidos. Pesquisas foram realizadas sobre os materiais utilizados na fabricação de caldeiras, detectando em alguns casos o asbesto. De qualquer forma, sua eliminação total tem um custo muito elevado.

Certos fabricantes afirmam que não é um material perigoso, mas existem associações que continuam lutando para que este material deixe de ser desenvolvido

Na região canadense de Quebec este mineral é extraído e os fabricantes afirmam que é totalmente seguro e inócuo. Destacam também que o amianto não é perigoso se for manuseado corretamente e com medidas de segurança adequadas. No entanto, certas associações de afetados pelo amianto levantam a voz e tentam tornar este material totalmente proibido.

A cidade canadense de Sarnia possui uma prova evidente sobre seus efeitos nocivos: há um monumento público que lembra todas as pessoas que morreram pela inalação do amianto. Embora não haja números oficiais, estima-se que milhares de pessoas tenham morrido nos últimos anos.

Segundo informações recentes, o governo canadense proibirá definitivamente a produção de amianto a partir de 2018.

Imagem: Fotolia. Tsuboya

Relacionados:

  1. Granuloma
  2. Brônquios
  3. Toxicodinâmica
  4. Toxicidade
  5. Princípio de Precaução
  6. Cloreto de Magnésio
  7. Coração
  8. Colágeno
  9. Legumes
  10. Fósforo