Trâmite - Conceito, o que é, Significado

Um trâmite é qualquer tipo de ação destinada à obtenção de um fim. Na vida cotidiana, realizamos trâmites no trabalho, no ambiente escolar, bancário, institucional, etc. Como regra geral, trata-se de um requisito que deve ser cumprido de maneira obrigatória.

Este modelo de formalidade pode ser bem simples, por exemplo, uma simples chamada telefônica para registrar um serviço. Em certas ocasiões, é um conjunto de procedimentos complexos realizado durante um longo período de tempo, assim como ocorre com a obtenção de uma nova nacionalidade.

Além da sua simplicidade ou complexidade, as gestões realizadas são requisitos necessários. O não cumprimento de uma gestão ou trâmite pode ocasionar todo tipo de problemas: multas, irregularidades administrativas, problemas legais, etc.

A papelada e a função dos gestores

Como critério geral, a realização de gestões é incômoda para a maioria das pessoas, já que para sua execução é necessário tempo e determinados conhecimentos técnicos que nem sempre se têm. Em português, este desconforto é expresso com uma palavra: papelada.

Para agilizar a realização da papelada, muitas pessoas recorrem aos gestores ou a outros profissionais especializados na gestão de documentos (escrivães, advogados, gestores imobiliários, etc.). A figura do gestor tem como principal objetivo a intermediação entre seus clientes e as entidades públicas.

O procedimento online

Tradicionalmente os procedimentos burocráticos são realizados de maneira presencial. Este sistema é normalmente lento e vem acompanhado da documentação (papelada) correspondente. Nos últimos anos, tanto as empresas privadas como a administração pública incorporaram o processamento via on-line.

O escritório virtual de uma empresa privada geralmente fornece informações sobre contratos e faturas. Assim mesmo, através deste procedimento é possível realizar todo tipo de gestão: modificar dados, pedir certificados, solicitar descontos, etc. As entidades públicas facilitam também informações bem amplas e alguns trâmites podem ser realizados à distância.

Entre as diversas vantagens do trâmite virtual, podemos destacar os seguintes: a não dependência dos horários de escritório, evitam-se as esperas desnecessárias e o uso de papel é reduzido. Embora os escritórios virtuais não ofereçam um tratamento personalizado, cada vez mais são utilizados na vida cotidiana.

A expressão "um simples trâmite"

Na linguagem cotidiana, usamos esta expressão para comunicar que algo deve ser realizado obrigatoriamente, mas não se trata de algo difícil e complexo. Além disso, é utilizada para indicar que a realização de algo não deveria causar preocupação ou inquietude.

Imagem: Fotolia. fiore26

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: