Bacharelado - Conceito, o que é, Significado

Cada vez é mais comum os jovens apostarem numa formação avançada e ter um currículo sólido para buscar trabalho. Atualmente, existe uma gama completa de propostas de formação. As universidades oferecem programas de licenciatura ou bacharelado. Qual é a principal diferença entre ambos os planos? O bacharel é aquele que pretende exercer uma função que não seja a de professor. O bacharelado pode durar em média de 3 a 6 anos e, ao concluir a formação, o estudante recebe um diploma de nível superior com o título de bacharel. A licenciatura é indicada para quem quer virar professor e dar aula para o Ensino Fundamental e Médio. Os cursos possuem duração média de 3 a 4 anos e meio e normalmente é exigida uma carga horária de estágio supervisionado.

Programas de formação mais curta

O bacharelado pode durar em média de 3 a 6 anos e, ao concluir a formação, o estudante recebe um diploma de nível superior com o título de bacharel. Assim pode-se focar em uma carreira profissional de determinada especialidade. Muitos alunos decidem, ao término do bacharelado, continuar estudando para ter uma maior especialização ou simplesmente para ter um plano B.

Para iniciar os estudos na universidade, o aluno deve passar por um processo de admissão que é ainda mais complexo quando ocorre num centro universitário que oferece poucas vagas e tem uma grande demanda de solicitações. Através do bacharelado, busca-se potencializar cada aluno pela formação integral de determinada competência, por meio de um sistema formativo integrado distribuído pelas matérias de cada curso.

Geralmente, o aluno que opta por um programa de estudo ou outro não toma esta decisão atendendo principalmente o tempo de duração do programa; este é um aspecto secundário. O que realmente se avalia é a vocação profissional ou então as oportunidades de emprego ofertadas. Para obter o título de bacharel, os estudantes devem ser aprovados em todas as disciplinas da formação.

Como escolher um bacharelado

O estudante pode também optar por bolsas de estudo, no entanto, um dos requisitos básicos é obter boas notas em cada disciplina. Este requisito mostra um aproveitamento do tempo por parte do aluno e, portanto, uma boa utilização da bolsa.

Ao escolher um curso de bacharelado é importante considerar diferentes aspectos: valor da mensalidade, conhecer o prestígio da universidade, o currículo dos professores que ensinam as disciplinas.

Imagem: Fotolia. aleutie

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: