A Quinta-feira Santa é uma jornada celebrada e lembrada pela religião cristã todos os anos, que se encontra vinculada à Páscoa para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. A Quinta-feira Santa integra justamente a Semana Santa, comemoração realizada todos os anos pelos católicos para celebrar a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus.
Sem dúvidas, a Semana Santa é uma das celebrações mais importantes e intensas do cristianismo com duração de uma semana, a mesma se inicia no domingo de ramos recordando a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém e termina no domingo de Páscoa quando Jesus ressuscita.
No decorrer desta semana, existem algum dias que são chaves, um deles é a Quinta-feira Santa porque é o dia em que Jesus realiza a última ceia com seus apóstolos e faz a lavagem dos pés de cada um, dando uma mostra a mais de sua humildade e entrega total aos fiéis.
Próximo a este dia há muitas tradições e rituais no Cristianismo, no entanto, entre as mais comuns e repetidas no tempo estão as seguintes: as missas, as procissões e até mesmo a lavagem de pés.
Em relação a esta última tradição iniciada por Jesus com seus apóstolos, devemos destacar o atual Papa Francisco, que desde que ocupa esse cargo, trata pessoalmente de repetir este ato de extrema humildade de lavar o pé alheio praticado por Jesus. Por isso, toda Quinta-feira Santa o Papa se aproxima da comunidade ou de alguma instituição integrada por pessoas humildes (até mesmo da cadeia como recentemente fez) para que possamos refletir e valorizar esse ato de amor praticado por Jesus.
Além da lavagem dos pés e de celebrar a Eucaristia, a Quinta-feira Santa nos faz lembrar também a traição de um dos seus apóstolos – Judas – aquele que entregou Jesus para ser preso e conduzido ao calvário da cruz.
Foto: iStock . tunart
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2015). Conceito de Quinta-feira Santa. Em https://conceitos.com/quinta-feira-santa/. São Paulo, Brasil.