Conceito » Cultura » Comunidade

Comunidade - Conceito, o que é, Significado

A ideia de comunidade se refere a um conjunto de indivíduos. Um grupo de pessoas ou animais pode formar uma comunidade desde que tenham algum elemento entre si que os une. Assim, a comunidade hispânica tem uma língua, uma cultura e uma história em comum, um grupo de símios que formam uma comunidade porque compartilham laços de parentesco formando um clã.

Diversas maneiras de entender o conceito

O ser humano é social por natureza e normalmente seu tipo de sociedade é heterogêneo, pois nela vivem pessoas de condições sociais, raças e inclinações diversas. Neste sentido, pode-se dizer que um país é uma comunidade de cidadãos. Por outro lado, as pessoas que vivem em um território específico formam uma comunidade, pois têm laços culturais e sociais que os unem.

Certos grupos se isolam da sociedade plural e criam suas próprias comunidades

É o que acontece com algumas ordens eclesiásticas (por exemplo, a ordem dos agustinos recoletos), com certos grupos de inspiração religiosa (por exemplo, os amish) ou com grupos que compartilham uma forma de vida (por exemplo, os hippies).

Os hobbys e os esportes vêm acompanhados normalmente da criação de comunidades, por exemplo, os torcedores de uma equipe de futebol ou os clubes de filatelia.

Atualmente, existem comunidades em um sentido virtual (grupos de amigos através de redes sociais ou whatsapp). O conceito comunidade virtual acrescentou uma nova dimensão dos grupos humanos ligados por suas afinidades e interesses. O mundo virtual tem multiplicado as possibilidades das comunidades humanas.

A ideologia comunista se inspira em grande parte na ideia de comunidade. Segundo o pensamento comunista, a humanidade deve aspirar a uma vida que não tenham desigualdades. A ideologia anarquista também tem um critério de comunidade (está associada à ideia que tudo é de todos). Existem abordagens ideológicas que se opõem ao comunitário, na verdade, o liberalismo defende o individualismo frente a qualquer tentação coletiva.

Os grupos profissionais criam instituições que os agrupam de maneira coesa, por exemplo, os sindicatos ou os colégios profissionais.

Temos uma individualidade, mas ao mesmo tempo vivemos em uma dimensão comunitária

Neste sentido, Aristóteles já afirmava no século IV a. C que o homem é um ser social e que apenas os animais ou os deuses podem viver fora da sociedade.

O fato de pertencer a uma comunidade significa uma forma de organização, de gestão, de conflitos e o estabelecimento de uma regulamentação que facilite as relações pessoais criadas.

Há um consenso geral em afirmar que a democracia é a forma de governo mais adequada para a convivência dentro de uma comunidade. Este sistema está baseado no princípio de que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e obrigações e, portanto, vivem em um plano de igualdade perante a lei.

O sentimento de comunidade permite que os seres humanos superem sua individualidade. Na verdade, os conceitos de clã, nação ou cultura estão baseados no sentido do coletivo, ou seja, daquilo que compartilhamos e nos permite fazer parte de um grupo.

O conceito comunidade pode ser encontrado também nas ciências naturais (por exemplo, um ecossistema como meio na qual algumas espécies se relacionam) ou nas ciências sociais (os antropólogos estudam os clãs sociais e os sociólogos analisam as estruturas de certos grupos).

Imagem: Fotolia. scottchan

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: