Conceito » Religião » Santa Ceia (Religião)

Santa Ceia (Religião) - Conceito, o que é, Significado

A religião cristã é a mais difundida do mundo. O texto sagrado do cristianismo é a Bíblia e sua propagação em todo o mundo tem sido fundamental para difundir a mensagem cristã. A Bíblia está dividida em duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Esta diferença está relacionada com o antes e o depois da chegada de Cristo.

Um dos episódios-chave do Novo Testamento é a história da passagem da última ceia de Jesus Cristo. Este acontecimento vale mais do que um episódio bíblico, pois é considerado um aspecto essencial na liturgia cristã.

O que se conta a partir da cena da Santa Ceia?

Jesus Cristo reuniu os doze apóstolos que lhe seguiam para celebrar uma ceia de irmanação. Os doze apóstolos eram de sua confiança e lhe ajudavam a divulgar a palavra de Deus entre os homens. No entanto, um deles o traiu. O traidor foi Judas Iscariotes, que cego pela vaidade, delatou seu mestre para os romanos.

No entanto, aqui vem um dos grandes mistérios da Bíblia, pois Jesus sabia que Judas iria traí-lo e durante a celebração da Última Ceia disse "o que você vai fazer, faça logo". Desta maneira, sabendo que iria ser traído, Jesus assumiu o caminho que o levava à crucificação e à morte.

Os estudiosos da Bíblia concordam que o episódio da Última Ceia é determinante para a celebração da eucaristia cristã. Durante a Última Ceia os doze apóstolos comem pão e bebem vinho, esses elementos simbolizam o corpo e o sangue de Jesus Cristo, um ritual que pode ser observado em todas as missas celebradas quando o sacerdote come a hóstia consagrada que simboliza o pão e bebe um pouco de vinho do cálice.

A representação na arte

Durante séculos, os artistas, especialmente os pintores, recriaram várias passagens da Bíblia. O episódio da Última Ceia é um dos mais representados e conta com numerosas obras que nos mostram como foi a Última Ceia entre Jesus Cristo e seus discípulos mais próximos.

Entre elas podemos destacar a óleo sobre madeira de Juan de Juanes, o vitral da catedral de Meaux, assim como uma série de filmes e curta-metragem. No entanto, uma das obras mais importantes da história da pintura é precisamente "A Última Ceia", de Leonardo da Vinci. Nesta representação, há todo tipo de elemento simbólico da qual os historiadores da arte ainda debatem seu verdadeiro significado.

Além destes mistérios e enigmas, os elementos mais destacados da obra são o estudo do estado de espírito dos apóstolos e o rigor geométrico da composição. Esta grande obra de pintura foi resultado de seis anos de trabalho e hoje em dia pode ser apreciada na igreja dominicana de Santa Maria delle Grazie, na cidade italiana de Milão.

Imagem: Fotolia. kozlik_mozlik

Relacionados:

  1. Páscoa (Cristianismo)
  2. Antigo Testamento
  3. Domingo de Ramos
  4. Hosana
  5. Exousia
  6. Cristianismo Primitivo
  7. Cristologia
  8. A Última Ceia (Pintura)
  9. Evangelização
  10. Agnus Dei (Cordeiro de Deus)