Procissão - Conceito, o que é, Significado

A palavra procissão apresenta dois significados. Por um lado, trata-se de uma fila de pessoas ou animais que se locomovem conjuntamente. Por outro lado, é uma espécie de marcha religiosa na qual os fiéis que participam da mesma celebram algum tipo de festividade associado às suas crenças.

As procissões no Catolicismo

Durante a Semana Santa ou a Semana da Paixão os católicos celebram a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo. Ao longo deste período são realizadas várias manifestações religiosas e uma delas é a procissão da Semana Santa.

Na Sexta-feira Santa os católicos se abstêm de comer carne como um ato de penitência. O significado desta celebração é lembrar a morte e a ressurreição de Cristo. Esta comemoração vem acompanhada de uma penitência, a procissão. Desta maneira, os penitentes desfilam pelas ruas em procissão e assim mostram o seu arrependimento pelos pecados cometidos.

Embora em cada território as procissões tenham sua própria simbologia, todas elas têm uma grande semelhança. Neste sentido, os penitentes ou cofrades usam uma vestimenta em particular (normalmente vestem uma túnica que cobre seu corpo e um capuz para cobrir o rosto). Os grupos católicos que organizam estes atos podem ser confrarias ou irmandades. Geralmente a procissão começa na igreja e quem encabeça o desfile se comporta da mesma maneira que a irmandade. O percurso realizado é uma representação simbólica do caminho feito por Jesus antes de ser crucificado.

O ditado "a procissão vai por dentro"

Quando uma pessoa tenta esconder sua tristeza diante dos outros, costuma-se dizer que a procissão a leva por dentro. Neste ditado, o termo procissão corresponde a qualquer problema ou condição que, ao invés de ser manifestado explicitamente, se encontra escondido diante dos demais.

As lagartas caminham em procissão

No início da primavera as lagartas que habitam as árvores podem ocupar áreas florestais e parques. Este animal é conhecido popularmente como lagarta processionárias e sua forma de locomover-se em fileira recebe o nome de processionária. Quando as pessoas ou os animais entram em contacto com as lagartas podem produzir efeitos alérgicos. De qualquer forma, o modo como as lagartas se deslocam se assemelha as procissões humanas.

Imagem: Fotolia. ChiccoDodiFC

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: