Conceito » Ecología » Psicologia Ambiental

Psicologia Ambiental - Conceito, o que é, Significado

A psicologia convencional trata dos conflitos emocionais do indivíduo e de como superá-los através de algum tipo de terapia. No entanto, a psicologia ambiental se concentra em uma dimensão mais concreta, podendo ser expressa com uma pergunta: de que forma o espaço físico afeta as emoções humanas?

O sentimento de pertencer a um lugar

A casa em que vivemos e o lugar onde nos relacionamos com os demais são muito mais do que um espaço físico. Na verdade, sentimos um vínculo emocional evidente pelo que está ao nosso redor, seja nosso lar, nosso bairro ou nossa cidade.

No campo da psicologia ambiental, são analisadas as reações emocionais que desencadeiam os diferentes espaços. Assim, todas as pessoas experimentam um forte apego emocional com lugar que moram. Neste sentido, quando nos sentimos bem em um lugar, costuma-se dizer que "estamos como se estivéssemos em casa" e quando estamos longe sentimos saudade de casa. Por outro lado, todos nós gostamos de retornar ao nosso bairro de infância, pois guardamos lembranças inesquecíveis em nossa memória.

Do mesmo modo, não queremos visitar os locais que estão associados às experiências ruins que tivemos. Pode-se dizer que todo espaço adquire um valor simbólico para o indivíduo. Assim, há uma identificação emocional com todos os lugares que passamos nossas vidas, seja na escola, na casa dos pais ou no local de trabalho.

Uma área da psicologia com caráter multidisciplinar

A psicologia ambiental não se concentra em uma única dimensão do ser humano. Neste sentido, esta disciplina está relacionada com a ecologia, o urbanismo, o design de interiores ou a arquitetura. Todas estas áreas do conhecimento são projetadas sobre as emoções e as condutas, assim, os psicólogos ambientais estudam as conexões entre os espaços físicos e a psique humana.

As pessoas mais velhas podem sentir rejeição por aqueles lugares em que não há nenhum tipo de vínculo emocional.

Existem casas específicas que atendem as necessidades físicas e psicológicas dos idosos. No entanto, muitas vezes, estes centros são planejados com critérios extremamente funcionais e se afastam da ideia de casa familiar. Por esta razão, os psicólogos devem avaliar as condições dessas residências para que haja uma adaptação adequada das pessoas ao espaço físico.

Imagem: Fotolia. iTons

Relacionados:

  1. Emoção
  2. Vergonha Alheia
  3. Lugar
  4. Saudades
  5. Abandono Emocional
  6. Autocompaixão
  7. Saudade
  8. Alívio
  9. Apego Seguro e Inseguro
  10. Alegria