Conceito de Matemática

Ángel Zamora Ramírez | Junho 2023
Licenciado em Física

A matemática é uma disciplina que, por meio da lógica, estuda os números, formas e proporções, bem como suas propriedades e as relações que existem entre eles. Geralmente, quando pensamos em matemática, números e operações podem vir à mente e, embora isso seja parcialmente verdade, representa apenas uma pequena parte do que é a matemática, pois está nos permite resolver problemas que abrangem diferentes áreas do conhecimento humano, representando uma forma de pensar intimamente ligada ao pensamento científico, e configurando uma linguagem universal com a qual procuramos descrever a natureza.

A origem da matemática

MatematicaA história da matemática é quase tão antiga quanto a história da civilização humana. Os primeiros vestígios de sistemas numéricos datam das antigas civilizações egípcia, babilônica, chinesa e maia. Esses sistemas numéricos foram usados principalmente para contar, medir, construir e prever os ciclos do dia e da noite.

A matemática teve um desenvolvimento considerável durante a Grécia antiga. Pitágoras e sua escola estavam encarregados de estudar as propriedades dos números, de algumas formas, e também como as proporções se relacionam com a música. Euclides, com seu estudo das formas, tornou-se o pai da geometria e escreveu “Os Elementos”, um dos livros de matemática mais influentes da história.

Na idade de ouro do Islã, a matemática continuou a se desenvolver e surgiu a álgebra, um ramo da matemática que lançou as bases para o desenvolvimento da matemática moderna. Durante o Renascimento, a matemática começou a ser usada para descrever fenômenos físicos. Galileu Galilei a usou para descrever o movimento de alguns objetos, Johannes Kepler valia-se da matemática e as proporções musicais para estudar o movimento dos corpos celestes e, finalmente, Isaac Newton desenvolveu suas leis do movimento, iniciando assim a Física Clássica. O trabalho de Newton, junto com o desenvolvido por Gottfried Leibniz, contribuíram para o nascimento do cálculo.

A matemática moderna impactou o crescimento de outras áreas do conhecimento e, por sua vez, estas promoveram o surgimento de novos problemas matemáticos. A matemática permitiu o desenvolvimento da computação, telecomunicações, criptografia, etc. Além de continuar intimamente relacionado ao nosso desejo de entender a natureza e o mundo que nos cerca.

Aplicações da matemática

A matemática tem infinitas aplicações e estas abrangem muitos ramos do conhecimento humano. A Física tem uma relação muito próxima com a matemática tal como uma simbiose. Desde suas origens, a Física se valeu da matemática para estudar a natureza e formular leis que, por meio de uma linguagem matemática, conseguem descrever o Universo em diferentes escalas. Por outro lado, nosso desejo de entender a natureza tem sido um grande estímulo para o desenvolvimento de uma nova matemática. Atualmente, a matemática ainda faz parte de todas aquelas leis e teorias que buscam responder às grandes incógnitas de nossa existência.

Mas a matemática não teve apenas um impacto na física, ela também é uma parte essencial de outras ciências. Em Química, as aplicações matemáticas aparecem no equilíbrio das reações, na otimização de seu desempenho e na análise quantitativa de fenômenos químicos. Na Biologia tem havido um boom no desenvolvimento de modelos matemáticos que buscam representar qualitativa e quantitativamente diversos fenômenos biológicos que vão desde processos moleculares até dinâmicas populacionais de organismos.

A engenharia também faz uso da matemática, onde as aplicações têm um espectro muito amplo. Nessas áreas, a matemática é utilizada para o projeto de estruturas, desenvolvimento de sistemas mecatrônicos, planejamento de projetos, controle, otimização e automação de processos, etc.

Em economia, a matemática constitui o eixo central no cálculo de variáveis econômicas, na previsão de fenômenos financeiros como a inflação e na análise estatística e probabilística da economia global.

A matemática foi a base para o surgimento da computação e continua sendo uma parte essencial de seu desenvolvimento. O desenvolvimento de algoritmos, inteligência artificial e o “machine learning” são baseados em procedimentos puramente matemáticos. A matemática é praticamente o esteio de todas as linguagens de programação que existem e que nos permitiram realizar proezas tão grandiosas quanto levar pessoas a Lua.

Ultimamente, a criptografia assumiu especial relevância devido à necessidade de proteger nossas informações na Internet. Novos métodos criptográficos continuam surgindo graças à matemática.

A matemática vai além do papel, do quadro-negro e das equações, suas aplicações impactam praticamente todos os aspectos de nossas vidas. Do dispositivo em que você está lendo isso, a página da web que consegue exibi-lo e até mesmo a música que você ouve são o resultado de curiosos humanos primitivos que encontraram uma maneira de contar e medir nosso ambiente.

Artigo de: Ángel Zamora Ramírez. Licenciado em Física. Cursando Mestrado em Engenharia e Física Biomédica.

Referencia autoral (APA): Zamora Ramírez, A.. (Junho 2023). Conceito de Matemática. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/matematica/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre