Conceito » Psicologia » Programação Neurolinguística

Programação Neurolinguística - Conceito, o que é, Significado

A programação neurolinguística, também conhecida pelas siglas PNL, é um modelo terapêutico da psicologia. O conceito neuro se refere às percepções sensoriais da mente, das quais determinam nosso estado emocional. Já o termo linguística se refere à comunicação humana, tanto verbal como a não-verbal.

Segundo os princípios da PNL nosso cérebro tem uma estrutura similar a de um computador (entrada e saída de informações e uma função cerebral que canaliza a informação). Por outro lado, não agimos de acordo com a realidade, mas sim através da representação mental que criamos em nossas mentes.

Em outras palavras, armazenamos dados em forma de experiências e a partir delas tomamos decisões e nos comunicamos.

As pesquisas sobre a PNL estabelecem programas que permitem explicar o tipo de comunicação de cada pessoa a partir de sua representação sensorial.

As aplicações da PNL na psicologia

Esta visão sobre nosso mapa mental serve como modelo terapêutico para resolver problemas psicológicos. As técnicas da PNL permitem que os indivíduos possam mudar seus comportamentos indevidos, melhorar a autoestima, superar uma fobia, ter relações mais harmoniosas e, finalmente, sentir-se melhor.

No mundo empresarial

As empresas criam vínculos de comunicação com clientes, fornecedores e funcionários. AS técnicas de PNL podem ajudar a melhorar todo tipo de aspecto organizacional: as entrevistas para seleção pessoal, a eficácia das reuniões e a formação de trabalhadores.

Para seduzir os demais

As palavras que empregamos, o tom de voz, a postura corporal e os gestos que fazemos permitem comunicar emoções e ideias aos demais. Na verdade, apenas uma pequena porcentagem do que transmitimos se baseia em palavras, já que a linguagem não-verbal tem um forte impacto emocional sobre nossos semelhantes.

De maneira consciente ou inconsciente projetamos mensagens sobre nós mesmos que possam servir de sedução ou então ao contrário. As técnicas de PNL podem ajudar a melhorar a capacidade de sedução das pessoas.

A moda da PNL

Nos últimos anos, as propostas da PNL são projetadas em qualquer área. São utilizadas para perda de peso, como estratégia de treinamento de coaching, no projeto de campanhas eleitorais ou como ferramenta para potencializar a motivação dos atletas.

A PNL não está isenta de críticas e alguns a consideram como uma pseudociência sem nenhum fundamento rigoroso.

Imagem: Fotolia. adam121

Relacionados:

  1. Constructo
  2. Dispositivos periféricos
  3. Psicologia Cognitiva
  4. Signo Linguístico
  5. Cérebro
  6. Pregnância
  7. Natureza Humana
  8. Pensamento Abstrato
  9. Informática
  10. Psicologia Social