Para aqueles que enxergam de fora do mundo da tecnologia, a disciplina programação mantém algo esotérico e incompreensível. É um dos principais expoentes que os não iniciantes chamam de freaks ou geeks. Mas o que é isso exatamente?
Um programa informático é composto de uma série de instruções a ser executado por um computador. Estas instruções são desenvolvidas de acordo com a ciência da programação.
Apesar das linguagens de programação, as filosofias e técnicas empregadas em cada para resolver os problemas são diferentes. Acredita-se na disciplina da programação como algo unificado, uma vez que todas as linguagens partem de uma série de abordagens comuns, mesmo que suas técnicas de criação de programas acabem sendo diferentes.
O programa existe desde o surgimento da ciência da computação, mas progrediu e evoluiu paralelamente ao desenvolvimento das máquinas antecessoras.
Inicialmente a programação era muito manual, já que os computadores (pouco existentes no mundo, grandes, com pouca potência e comuns) eram reprogramados para cada tarefa específica através de mudanças no cabeamento, o que se fazia era desligar e reconectar os cabos em diferentes posições.
Esta é a versão mais pura do “código de máquina”, embora nos anos 50 e 60 foi desaparecendo em favor da inserção de comandos através da adoção de telas e teclados.
No entanto, esta é a programação da era dos computadores modernos, enraizada como disciplina do século XIX, que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial.
Embora não fossem materializados, vários engenheiros desenvolveram máquinas de uso generalizado.
Mais especificamente, a máquina analítica de Charles Babbage, a matemática Augusta Ada Byron (1815-1852) e a condessa de Lovelace (primeira programadora) criou uma sequência para a realização de cálculos considerados como conjunto, o primeiro programa informático da história.
O código de máquina passou para uma linguagem de alto nível, criada para abstrair o que se fazia no código, tornando fácil seu uso e aprendizado, além de simplificar as listagens.
Após desenvolver um programa de linguagem de alto nível, o mesmo deve ser “compilado”, um processo que traduz esta linguagem de alto nível ao código de máquina. Este último fica restrito a certos usos, como o desenvolvimento de drivers e peças que trabalham diretamente com o hardware.
Enfim, a programação é uma ciência ou arte de criação de algoritmos para resolver determinados problemas, sendo executada por um computador qualquer.
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Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2017). Conceito de Programação. Em https://conceitos.com/programacao/. São Paulo, Brasil.