Educação Física - Conceito, o que é, Significado

Educacion-FisicaO termo educação física se refere à formação que se relaciona com a utilização do corpo humano com finalidade esportiva. Isto significa que a educação física compreende todos os conhecimentos relacionados ao exercício físico, suas consequências e formas de recuperação. Este tipo de disciplina trata de dar resposta a pessoas interessadas em cultivar o esporte e o exercício físico regular. Assim, é possível encontrar pessoas com formação em educação física dentro de academias, centros de recuperação, escolas, etc. A educação física se tornou muito importante nos dias de hoje, uma vez que os problemas de sedentarismo assustam a população em geral. Este tipo de situação relacionado a outras circunstâncias sociais tiveram como consequência uma mudança profunda nos hábitos de vida, além de que a educação física é uma disciplina que traz soluções a diversos problemas.

Todo esporte tem uma série de pré-requisitos que são necessários para praticá-lo de forma eficiente. Isto sugere que sejam desenvolvidas quando estão ausentes. A educação física é encarregada de desenvolver estas habilidades em nível geral, concentrando-se genericamente em diferentes esportes. Assim, a preparação física é abodada de modo universal, levando em conta a perspectiva de melhorar as condições físicas e a saúde das pessoas. É por isso que existem aulas regulares de educação física durante a formação das crianças na escola; esta tem como principal finalidade formar bons hábitos e servir de base para qualquer disciplina esportiva que queira desempenhar. A educação física, além de conseguir este desenvolvimento de habilidade ao corpo, pode também explicar as regras de um determinado esporte. Em geral, servem de base para um condicionamento físico.

Concluindo, a educação física é muito importante nos dias de hoje em que se padece de sedentarismo excessivo. O desenvolvimento das habilidades físicas se torna uma necessidade para benefício da saúde, que não é apenas considerada do ponto de vista físico, mas também do ponto de vista mental, devido à melhoria da autoestima. Na verdade, a atividade física derivada deste tipo de formação produz endorfinas que proporcionam uma sensação de bem-estar e tranquilidade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: