Destreza - Conceito, o que é, Significado

BEIJING GYM GENERALA destreza é a habilidade que se tem para realizar algo de forma correta. Geralmente, não se trata de algo inato, mas que é normalmente adquirido.

Na maioria das vezes é mais fácil tornar-se hábil em algo após um longo processo. Quando começamos a nos familiarizar com algo novo (por exemplo, uma ferramenta tecnologia), no primeiro não fazemos com precisão. Na verdade, é habitual passar por vários níveis. A princípio, ao manejar com certa dificuldade e lentidão vamos conhecendo todo o processo. Finalmente, podemos alcançar o real conhecimento.

A repetição e a continuidade são elementos chave para conseguir uma autêntica destreza. Quanto mais vezes repetimos uma ação, mais possibilidades temos de ser hábeis em seu manuseio.

Outro elemento importante é a inteligência pessoal. Neste sentido, cada individuo tem um tipo de inteligência. Em certas ocasiões, são manuais, embora possam ser aplicadas a questões físicas ou intelectuais.

A dificuldade em certas atividades coloca em prova nossa capacidade de realizá-las. Certas atividades apresentam alguma dificuldade que representam um desafio e para enfrentá-las temos que mostrar nossas qualidades. Somente seremos hábeis se formos capazes de resolver algo difícil como um jogo, um quebra-cabeça, um problema ou até mesmo o conserto de um aparelho.

Há algumas atividades e profissões que consistem basicamente em ter uma grade destreza. É o que acontece com os mágicos, que conseguem certos resultados sem uma explicação lógica, alcançam porque empregam uma técnica bem sofisticada e, sobretudo, com uma habilidade incomum. Em outros ofícios também é necessário um conhecimento extremo como os cirurgiões, pilotos de fórmula 1e outros mais.

A destreza é a habilidade em seu nível mais elevado. De maneira contrária, costuma-se dizer que uma pessoa é idiota, inútil ou inapta quando não tem a capacidade de realizar uma ação com eficácia. Quando se consegue fazer algo com precisão, costuma-se dizer que essa pessoa é mestre naquilo e isso se torna uma referência para os aprendizes.

A destreza é uma qualidade que transformou a história da humanidade. Tiveram que ser hábeis os descobridores do fogo, da roda, como também aqueles que construíram os primeiros barcos de navegação. Porém isso é algo próprio do passado, uma vez que a cada dia surgem novas maneiras de expressar a destreza.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: