Conceito » Educação » Gentrificação

Gentrificação - Conceito, o que é, Significado

Este termo é usado em relação às mudanças que ocorrem em determinadas áreas urbanas. O fenômeno da gentrificação ocorre quando há investimentos públicos ou privados em áreas degradadas de uma cidade e estes investimentos produzem um aumento no custo do terreno.

Esta circunstância faz com que, por sua vez, certos grupos sociais sejam atraídos a uma nova situação e decidem mudar para o novo espaço. Desta maneira, fala-se de gentrificação quando uma área marginalizada se torna uma área próspera.

Características gerais do fenômeno

Esta realidade transformadora é geralmente aplicada nas cidades. No entanto, também ocorrem em algumas cidades pequenas, como no programa mexicano “Povos Mágicos”, onde pequenos povoados receberam investimentos de turismo e se revalorizaram de maneira significativa.

Trata-se de uma série de mudanças globais em uma área. Assim, os novos investimentos provocam aumento nos preços da terra, um novo perfil de moradores e uma atividade econômica completamente diferente da original. Paralelamente, os residentes dessas áreas degradadas são levados a deslocar-se das mesmas porque suas condições econômicas não estão adaptadas ao novo status socioeconômico da região.

Em geral, estas áreas envolvidas têm boa localização geográfica (geralmente ficam próximas do núcleo urbano) e apresentam um potencial de crescimento econômico por algum motivo, por exemplo, porque há edifícios com algum valor histórico.

Do ponto de vista sociológico há duas posturas opostas sobre a gentrificação

Existem aqueles que defendem que estas mudanças são positivas para a cidade, pois recuperam os bairros degradados. Outros sociólogos argumentam que a gentrificação é um claro exemplo da clássica luta de classes entre opressores e oprimidos (as classes sociais mais humildes se deslocam do seu próprio bairro como consequência do processo de transformação urbanística).

A origem

Começaram a falar sobre gentrificação na década de 1960 por parte de alguns sociólogos britânicos, que observaram que alguns bairros operários da cidade de Londres estavam se tornando áreas residenciais de nível médio alto.

Para descrever este novo fenômeno, utilizou-se a palavra inglesa gentrification, que provém do termo gentry, uma classe tradicionalmente vinculada à nobreza, que em português e espanhol seriam os antigos fidalgos.

Imagem: Fotolia. aleutie

Relacionados:

  1. Recessão Econômica
  2. Povos Mágicos
  3. Investimentos
  4. BID
  5. Cidade
  6. Zona Urbana e Rural
  7. Explosão Demográfica
  8. Conurbação
  9. Favela
  10. Mobilidade Urbana