Libélula - Conceito, o que é, Significado

Este inseto de grande tamanho vive no meio aquático quando é uma larva e se torna voador quando é adulto. Como os outros insetos, sua estrutura corporal é dividida em cabeça, tórax e abdômen. Pertence à ordem odonata (o vocábulo odonata provém do grego e significa dente). Existem mais de 5000 espécies em todo o mundo.

Principais características e algumas curiosidades

Põem seus ovos na vegetação aquática ou diretamente na água. Seu período larvário é muito variável, pois pode durar entre poucas semanas e vários anos. Os adultos só regressam ao ambiente aquático para reproduzir. Antes da cópula, o macho e a fêmea realizam um cortejo sexual em forma d voo nupcial.

É um animal predador que defende seu território e se alimenta de todo tipo de inseto, inclusive de seus próprios congêneres. Habita preferentemente em climas tropicais, mas existem espécies em diversos territórios, exceto no polo norte e na Antártida.

As libélulas possuem mandíbulas fortes e dentes desenvolvidos. Seus olhos são formados por milhares de estruturas hexagonais minúsculas e isso lhe permite ter uma visão de grande amplitude sem ter que girar a cabeça.

Movimentam-se em grandes grupos e podem percorrer distâncias superiores aos 15.000 quilômetros. Suas asas são alongadas e finas, por isso é um dos insetos mais velozes do planeta (a libélula australiana atinge uma velocidade aproximada aos 100 km / h).

Sua dimensão simbólica em diferentes culturas

Nos relatos da mitologia germânica, este inseto está relacionado à deusa Freyla, uma divindade associada ao amor, ao erotismo e à beleza. Da mesma forma que outras odonatas, este animal tem sido relacionado às forças do mal. Na cultura oriental são consideradas benéficas, pois estão atribuídas a um poder afrodisíaco.

Entre os samurais é um emblema de boa sorte, por este motivo, estes insetos estão presentes na literatura japonesa, especialmente nos contos infantis.

Na mitologia maia dizem que as libélulas ajudaram o Sol na criação do mundo, já na mitologia hindu se afirma que quando as pessoas falecem suas almas se tornam libélulas. Segundo uma lenda filipina, quando uma libélula pousa sobre a cabeça de uma pessoa, esta experimenta um transtorno mental.

Um aliado para os agricultores

Muitas plantações são ameaçadas por todo tipo de insetos e pragas. Neste sentido, a libélula é uma boa aliada dos agricultores, pois se trata de um dos maiores predadores de insetos pequenos.

Imagem: Fotolia. mrallen

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: