Corrente Elétrica - Conceito, o que é, Significado

O conceito corrente elétrica está presente no mundo da natureza e da vida cotidiana através de todo tipo de aparelhos e processos celulares. Se pensarmos no diversos aparelhos elétricos, estes funcionam devido à diferença de potencial facilitada por uma empresa elétrica. Assim como existem as tempestades, os raios e os ventos, sua produção também depende da corrente elétrica. O mesmo acontece com os impulsos nervosos do nosso organismo.

A ideia geral de corrente elétrica

A corrente elétrica pode ser definida como o fluxo de carga elétrica por unidade de tempo que atravessa determinado material ou condutor. Geralmente, neste tipo de movimento, os elétrons atravessam um cabo. Devemos saber que o elétron é uma partícula subatômica que possui carga elétrica negativa devido à lei física de atração e repulsão, assim qualquer elétron é atraído por um próton com uma carga positiva equivalente. Desta maneira, a atração acontece pela oposição de sinais e pela repulsão que se inicia quando duas cargas do mesmo sinal se repelem. Os cientistas observaram que as cargas positivas nunca se movem devido a sua massa, pois somente os elétrons são os que na realidade se mantêm em movimento por ser mais rápido que os prótons.

Se num extremo ou polo de um material condutor há um excesso de elétrons e no outro polo há um excesso de prótons, os elétrons tendem a se movimentar através do material condutor do polo negativo ao positivo. Esta circulação de elétrons por determinado material condutor é propriamente a corrente elétrica.

A corrente elétrica é expressa em Coulomb/segundos e sua unidade se denomina ampere. Assim, quando uma corrente flui através de um condutor gera um campo magnético.

A corrente elétrica pode ser de dois tipos e dependem de sua variação temporária

Se a variação é constante no tempo se trata de uma corrente contínua ou direta, mas se varia em relação ao tempo se chama corrente alternada. Em todo caso, a corrente elétrica é medida por um instrumento conhecido como amperímetro, do qual se conecta a um condutor com o fim de obter o valor de ampere que possui a corrente circulante.

A eletricidade e a lei de Ohm

A ideia de corrente elétrica pressupõe a existência da eletricidade. Para explicar seu funcionamento o físico alemão do século XIX, que tem o sobrenome Ohm, descobriu a lei que rege a eletricidade: a lei de Ohm. Segundo esta lei, a voltagem, a corrente e a resistência estão relacionadas de forma que o fluxo da corrente elétrica que transcorre por um circito fechado é proporcional à voltagem aplicada e, paralelamente, de modo inverso e proporcional à resistência da carga conectada.

Imagem: Fotolia - himbeerline

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: