Conceito » Política » Política de Estado

Política de Estado - Conceito, o que é, Significado

Na terminologia política se utiliza o conceito política de estado para referir-se aos princípios fundamentais que devem servir de guia para o governo de uma nação. Neste sentido, as políticas de estado não deveriam associar-se a um governo específico ou uma ideologia determinada.

Pelo contrário, com esta denominação se remete a todos aqueles assuntos considerados chaves para defender os interesses gerais de uma nação.

As linhas de atuação estratégicas de um país

Independentemente da tendência política existente num contexto particular, toda política de estado deve ser orientada por um projeto em longo prazo sobre temas como educação, infraestruturas básicas, saúde, emprego, a despesa pública ou segurança pública. Todos estes aspectos têm valor estratégico, uma vez que não dependem ou não deveriam depender dos caprichos da atividade política.

Acredita-se que qualquer um desses assuntos faz parte de uma política de estado por um motivo evidente: afetam ao interesse geral da população.

Em certas ocasiões, utiliza-se este conceito como um eufemismo para legalizar qualquer decisão política.

Embora o uso correto do termo deva estar enquadrado a tudo que afeta o conjunto de uma nação e que conta com um valor estratégico óbvio, muitas vezes, abusa-se desta denominação ou se emprega diretamente como um eufemismo que distorce a mensagem política.

Alguns líderes políticos rotulam suas decisões afirmando que são autênticas políticas de estado, quando na verdade suas propostas são simplesmente eleitorais, populistas ou demagógicas.

As verdadeiras políticas de estado devem ser orientadas para o futuro

Nos sistemas democráticos, os governos têm uma duração limitada. Por este motivo, muitos governos evitam abordar estes temas importantes que são incômodos e pode ocasionar um custo eleitoral. Neste sentido, as políticas de estado não deveriam ignorar as medidas relacionadas ao envelhecimento da população, ao déficit público e à pesquisa ou atendimento das pessoas com alguma deficiência.

O político que faz impulsionar umas políticas de estado é considerado um estadista. Em sua linha de atuação procura construir um projeto nacional longe do processo eleitoral ou de seus interesses pessoais. Para ilustrar esta ideia, podemos lembrar alguns personagens históricos que impulsionaram as políticas estatais, como Winston Churchill, Simón Bolívar, Benito Juárez e Abraham Lincoln.

Imagem: Fotolia. Alex_Po

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: