Conceito » Política » Filosofia Política

Filosofia Política - Conceito, o que é, Significado

Existem diversas aplicações da filosofia. A filosofia política é o ramo que foca a análise do conteúdo político, colocando um ponto de atenção às boas práticas profissionais.

Neste contexto, esta disciplina reflete sobre os seus princípios essenciais como um exercício de poder, a ética que deve acompanhar a prática política, a liberdade na tomada de decisões, as diferentes formas de tipos de governo e os tipos de sociedade.

Origem da filosofia política

Platão e Aristóteles foram pensadores muito importantes para estabelecer as bases da filosofia política. Os filósofos gregos observaram a filosofia como um conhecimento de sabedoria fundamental para praticar a política como um instrumento baseado na virtude que favorece o bem social. A filosofia política também reflete sobre um tema tão importante como a corrupção política que pode ser resultado do exercício de poder mal-entendido.

A filosofia política abrange o estudo de fenômenos políticos a partir de uma visão analítica, racional e objetiva

Também, reflete sobre os benefícios e as desvantagens dos diferentes regimes políticos, do critério de justiça e da importância dos direitos sociais como um pilar fundamental do trabalho político.

A filosofia política também faz parte do exercício de governo da polis, ou seja, do homem em comunidade. A política parte também da diferença entre o público e o privado. Neste contexto, a política promove a justiça, analisa os direitos e os deveres dos cidadãos.

Existem alguns conceitos fundamentais da filosofia política: o estado de direito. Esta filosofia política também reflete sobre o princípio das diferentes instituições sociais e de suas normas regidas.

Filósofos políticos

Existem grandes filósofos políticos que marcaram a história. Confúcio foi um dos primeiros pensadores a colocar em prática o trabalho ético através da política. Tomás de Aquino também refletiu sobre como os seres humanos poderiam realizar um bom governo através da prática da virtude. Nicolau Maquiavel foi um especialista no estudo do poder e do direito. Thomas Hobbes foi o filósofo que refletiu sobre o contrato social como o eixo do poder dos governadores.

A filosofia política é um valor fundamental para que o poder seja exercido em benefício e felicidade da sociedade devido ao exemplo dos seus governantes. A democracia é a forma de governo mais valorizada, dando poder ao povo através do direito ao voto.

Imagem: Fotolia. nuvolanevicata

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: