Conceito » Política » Apolítico

Apolítico - Conceito, o que é, Significado

As diversas formações políticas procuram atrair os cidadãos com o fim de alcançar o maior número possível de votos. No entanto, há um setor da cidadania que decide não participar dos processos eleitorais. Normalmente, quem adota esta postura é definido como apolítico.

As causas do apoliticismo

Não há uma única razão para explicar esta tendência social. Trata-se de um fenômeno muito utilizado e que se encontra relacionado a todo tipo de sistema político, sejam democráticos ou totalitários.

Existem indivíduos que não votam nas eleições e se desentendem da realidade política porque acreditam que nenhum partido lhes representa adequadamente.

Outras pessoas se sentem profundamente decepcionadas com a realidade política em seu conjunto e consequentemente não optam por nenhuma opção. Neste coletivo é comum o uso de algumas expressões: "todos os políticos são iguais", "não acredito na política", entre outras.

Em alguns casos, a ideologia pessoal não se encaixa no sistema de democracia parlamentar. Isso é o que ocorre entre ativistas e militantes de ideologia anarquista ou anarco- sindicalista, que defendem a livre associação de pessoas fora dos partidos convencionais.

Alguns praticam o apoliticismo porque não acreditam no modelo democrático, uma vez que consideram ineficiente, demagógico ou simplesmente corrupto.

O pensamento do apolítico pode ter relação com posturas marcadamente individualistas ou então com uma corrente social de desprezo em relação a tudo que está relacionado à política.

Em certas ocasiões a origem deste pensamento está baseada em posturas de índole econômica. Há pessoas cuja única ideologia é o dinheiro e as decisões que tomam dependem exclusivamente de seus interesses monetários.

Uma crítica ao apoliticismo

Como dizia Aristóteles, o homem é um animal político. Isto significa que não é possível viver fora dos problemas que afetam a sociedade em seu conjunto. Mesmo que alguém não tenha interesse nos debates públicos ou nos políticos, as decisões dos governantes trazem alguma influência sobre sua vida cotidiana.

Declarar-se apolítico é como afirmar que não está interessado na vida em sociedade. Por outro lado, a decisão de não votar pode estar baseada em razões fundamentadas, mas quem opta por esta decisão beneficiará diretamente a formação política mais votada.

Por último, a rejeição à política em qualquer de suas modalidades apresenta com muita frequência uma profunda contradição, já que não faz sentido definir-se como apolítico e ao mesmo tempo criticar as decisões políticas.

Quando um indivíduo não quer saber nada sobre determinado assunto, não parece razoável criticá-lo.

Imagem: Fotolia. teracreonte

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: