Conceito » Economia » Plano 5W2H

Plano 5W2H - Conceito, o que é, Significado

Esta combinação de números e letras não é nenhum código secreto, nem o nome de um robô ou algo parecido. Na verdade, é uma forma simplificada de estabelecer um projeto empresarial. Com ele é possível esclarecer a situação real de um plano de negócios. Neste sentido, o 5W2H deve ser entendido como uma ferramenta de gestão para definir uma série de aspectos destinados à produtividade. Como a maioria dos termos da economia global, seu conteúdo original é expresso em inglês.

Desmembrando suas partes

O número 5 se refere a cinco questões que exigem uma resposta concreta.

- A primeira é what, em inglês, que significa o que se deve fazer;

- A segunda é w que se refere à pergunta why ou por que;

- A terceira é where ou onde;

- A quarta é when ou quando;

- E a quinta indica who ou quem.

Todas estas perguntas têm de ser respondidas de forma simples e clara, pois não se trata de elaborar um relatório abrangente, mas sim esclarecer os conceitos básicos para iniciar um plano de ação.

Em seguida vem o 2H, que envolve duas perguntas: quanto custa e qual é o orçamento para o projeto (o dois Haga corresponde ao how e how much em inglês).

Possíveis aplicações do plano 5W2H

Esta estratégia permite enfrentar diversas situações. Neste sentido, pode ajudar a estabelecer um plano para aumentar os benefícios, para o recrutamento de talentos ou em relação a determinado serviço oferecido aos clientes. No entanto, esta metodologia é particularmente útil para a resolução de problemas específicos. Desta maneira, quando surge uma situação problemática, as respostas dos 5W e dos 2H servem para encontrar uma solução.

Este método de análise empresarial é extrapolado a outros contextos

Vamos imaginar um atleta que planeja obter um record. Em primeiro lugar, ele deve saber exatamente o objetivo que deseja alcançar. Em seguida precisa saber por que quer fazer. Logo deve determinar o preparo do seu objetivo e quando colocará em prática o seu plano. Finalmente, terá que responder como. Se alguma destas perguntas não tiver uma resposta clara, é bem provável que o objetivo não foi executado corretamente.

Estudando sua origem

A primeira vez que estes números e letras foram utilizados foi no Japão e como plano de ação, mais particularmente no planejamento de produção da companhia Toyota. A ideia inicial desta abordagem é simples: para resolver um problema é necessário fazer as perguntas mais adequadas de forma fácil e direta.

Imagem: Fotolia. kantver

Relacionados:

  1. Plano de Trabalho
  2. Plano de Negócios
  3. Master MBA
  4. Múltiplo
  5. Anticristo 666
  6. Heurística
  7. Projeto de Vida
  8. Dígrafo
  9. Quinta Dimensão
  10. Margem de Erro