Plano Operativo - Conceito, o que é, Significado

Documento oficial na qual os responsáveis de uma organização ou entidade estabelecem uma série de objetivos a cumprir. Em outras palavras, trata-se de uma estratégia geral que indica o que se quer e quais são os passos para conseguir. Normalmente um plano operativo é realizado anualmente e por este motivo se utilizam as siglas POA, ou seja, Plano Operativo Anual.

O objetivo de qualquer plano operativo consiste na localização, visualização e projeto de uma organização. Obviamente, este tipo de estratégia é projetado para atingir determinadas metas. Pode-se dizer, em suma, que para executar com algo de maneira exitosa é necessário um planejamento prévio.

Considerações gerais sobre os planos operativos

Qualquer plano operativo, seja ele uma empresa privada, uma ONG ou um órgão público, deve contemplar uma série de ideais:

- O documento do plano operativo traz informação para a melhor tomada de decisões com o fim de alcançar objetivos estratégicos;

- O processo de elaboração de um plano operativo pode ser resumido em três perguntas: Qual é a atual situação da empresa?, Aonde ela quer chegar? e por último, Como alcançar os objetivos traçados?

- O sucesso de um plano operativo depende de vários fatores. Por um lado, o documento dever ser elaborado de maneira adequada e com o maior rigor possível. Em segundo lugar, é necessário que as pessoas relacionadas com o plano se envolvam com o projeto (a melhor estratégia sem uma implicação adequada se torna um papel molhado). Em terceiro lugar, o plano precisa incorporar elementos de antecipação para que seja possível adaptar-se a qualquer tipo de circunstância. Por último, é aconselhável que o plano seja o resultado do consenso e da participação de todas as pessoas envolvidas no projeto.

Possíveis erros relacionados aos planos operativos:

- O primeiro erro consiste em realizar um plano, mas não acreditar nele;

- Qualquer estratégia ou plano funciona bem se existe uma pessoa que lidera o projeto, uma vez que a ausência de liderança enfraquece a eficiência de qualquer plano;

- Se a informação disponível não é confiável, o plano operativo não pode funcionar;

- Certas barreiras mentais se tornam um obstáculo;

- Os sistemas de organização devem estar operativos e não é aceitável que algumas funções a realizar não estejam disponíveis;

- Se a equipe de trabalho não estiver envolvida com o plano, é bem provável que o projeto fracasse.

Imagem: Fotolia. ivector

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: