Entende-se por percepção social o processo pelo qual as pessoas interpretam a realidade social. Em outros termos, a percepção social se refere ao modo de como percebemos os demais e de que maneira interpretamos seu comportamento.
A percepção é um dos temas clássicos da psicologia. Neste sentido, a psicologia no início do século XX focou no estudo das leis que determina nossa percepção sensorial. Com o tempo, alguns psicólogos observaram que estas leis podem ser aplicadas no campo social.
A percepção interpessoal está dividida em duas áreas: a percepção de outros indivíduos e a percepção dos grupos sociais.
O processo de percepção significa, em primeiro lugar, a existência de um observador e de pessoa objeto da percepção. O observador adota o papel de juiz, percebe o comportamento do próximo e lhe dá um significado.
A informação que recebemos dos outros é complexa, pois a informação que se recebe é bem variada.
Assim, em primeiro lugar percebemos as características físicas do próximo (sua estrutura, estatura e aspecto em geral). Desta maneira, percebemos as características não observáveis do sujeito, que envolve uma série de sentimentos e emoções. Assim mesmo, podemos captara as características de sua personalidade, sua ideologia e habilidades. O processo de percepção também envolve a cultura do observador e sua experiência anterior.
Um dos elementos chave nos processos de percepção social é a questão do papel social. Normalmente reconhecemos o outro através do papel que exerce na sociedade, especialmente, pelo prestígio e sucesso profissional de algumas pessoas, mas subestimamos aqueles que exercem um papel de menor reconhecimento social.
Quando conhecemos uma pessoa nossa percepção sobre ela pode estar condicionada por causa dos nossos preconceitos. O preconceito é uma ideia preconcebida. Opinar sobre os outros partindo de preconceitos é uma estratégia que leva a criação de estereótipos. Assim, classificamos alguém não por suas qualidades pessoais, mas por outras razões (classe social, etnia, língua ou maneira de se vestir).
A percepção social baseada em preconceitos é uma fonte de conflito, pois julgar o outro sem conhecê-lo anteriormente é uma abordagem injusta e pouco inteligente.
Imagem: Fotolia. junce11
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2016). Conceito de Percepção Social. Em https://conceitos.com/percepcao-social/. São Paulo, Brasil.