Conceito » Ciência » Percepção Extrassensorial

Percepção Extrassensorial - Conceito, o que é, Significado

Os sentidos são canais de informação muito valiosos para o ser humano. Aristóteles valoriza o poder da experiência prática relacionado ao descobrimento do mundo.

A visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato são filtros pelos quais o ser humano deixa sua própria individualidade para posicionar-se no mapa da realidade. No entanto, o ser humano é um ser complexo em nuances, um ser de grande potencial em suas capacidades mais importantes: inteligência, raciocínio, vontade e intuição.

Conhecimento não sensorial

Na cultura popular existe a crença desse sexto sentido que tem o ser humano para concluir uma informação específica que não está contrastada pela experiência própria dos cinco sentidos descritos anteriormente.

Este conceito de percepção extrassensorial foi nomeado por Joseph Banks Rhine, que com seu trabalho ajudou o empoderamento da parapsicologia.

Entretanto, a crença de que existe a capacidade de descobrir determinada informação além da própria capacidade racional, acompanha o ser humano desde a antiguidade.

Por exemplo, o Oráculo de Delphi, na Grécia Antiga, onde neste templo de valor sagrado em homenagem a Apolo as pessoas faziam consultas sobre sua própria vida

Este oráculo alcançou um grande protagonismo na cultura helênica a partir do século VIII a. C.

Em um contexto delimitado à experiência da própria vida, a maioria das pessoas já sentiu em algum momento de suas vidas uma forte intuição que não estava mediada por uma experiência racional. Vivências que a pessoa não pode explicar com a lógica do observável. Por exemplo, ter a sensação de que algo ruim pode acontecer e assim ocorre no entorno próximo.

Telepatia e clarividência

A existência de um sexto sentido não é um fato científico. Existe um debate entre defensores e críticos desta ideia. Neste contexto, a telepatia pode estar enquadrada, este fato ocorre quando há uma coincidência no objeto de pensamento de duas pessoas sem que haja nenhum filtro sensorial de comunicação entre ambos.

Dentro deste contexto também existe a clarividência, essa suposta capacidade que permite a uma pessoa prever um acontecimento futuro. Este fato não está argumentado com dados objetivos além do testemunho concreto de pessoas que asseguram já ter vivido essa experiência.

Imagem: Fotolia. agsandrew

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: