Sociedade Anônima - Conceito, o que é, Significado

A sociedade anônima é hoje em dia o tipo de empresa que costuma atingir maior envergadura no mercado. Talvez, esta circunstância se deva a sua organização interna que permite levantar capital para seu funcionamento. De fato, uma sociedade anônima se caracteriza por ter um capital dividido em diferentes partes denominadas ações. Cada uma destas partes concede a seu proprietário diferentes faculdades de índole política e econômica. Desta maneira, a ação é trocada por dinheiro, permitindo a empresa ancorar-se.

Por sua vez, as ações se comercializam no denominado mercado secundário e definem seu preço graças ao jogo entre a oferta e a demanda. São motivos de enormes especulações por parte de diferentes economistas que procuram um determinado preço esperando que ele suba com o tempo. Em relação e em consonância com o desenvolvimento dos mercados financeiros, foram desenvolvidos diferentes métodos ou formas de análise que buscam alcançar este objetivo da forma mais eficiente possível. Os mais conhecidos são a análise técnica e a análise fundamental.

A análise técnica é baseada fundamentalmente na observação de gráficos que mostram a evolução do preço de uma determinada ação. É o típico gráfico que mostra picos, vales, etc, como consequência das diferentes tendências que podem propiciar-se. O analista técnico procura encontrar padrões nestes gráficos que se repetem com frequência e que possibilitam determinar qual evolução terá o preço de uma determinada ação. Esta circunstancia faz perguntar a muitos estudiosos da matéria se é possível determinar o passado a partir do futuro, circunstancia que torna discutível este tipo de análise.

No caso da análise fundamental, o que se busca é compreender a estrutura interna da sociedade anônima. Assim, o que se tenta é contemplar seus balanços (que devem ser públicos) com efeito de compreender diferentes variáveis tais como uma dívida, os lucros obtidos, etc. Depois de chegar a uma análise profunda, o que se tenta é explicar o valor teórico da sociedade anônima, e como consequência, da ação. Se este valor teórico é inferior ao valor de mercado, então é recomendável comprar.

O desenvolvimento das sociedades anônimas tem sua contrapartida no desenvolvimento do capitalismo como sistema econômico, a possibilidade de associar capitais com o fim de produzir bens ou serviços para obter uma renda é uma plena expressão do sistema. As profundas transformações sociais e econômicas dos últimos séculos sem duvida estão vinculadas a esta forma de organização comercial.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: