Números Naturais - Conceito, o que é, Significado

Não há uma única forma de entender os números, uma vez que existem de diversas naturezas (como os números decimais, fracionários, irracionais e outros). Esta maneira de entender os números é relativamente moderna, pois na antiguidade o uso dos números servia basicamente para contar elementos, mas com o passar do tempo, o domínio numérico foi aplicado a contextos mais complexos, como mostra a atividade comercial.

Assim, os números entendidos em sua visão mais básica são os números naturais (1,2,3,4,5...). Alguns matemáticos consideram que o 0 é um número natural, mas não há um consenso geral por parte de toda comunidade matemática.

Representação matemática e operações básicas

Os números naturais são representados pela letra N maiúscula. Para indicar que se trata de um conjunto de números naturais, eles se agrupam dentro de uma chave e também podem incluir o símbolo do infinito, pois estes números são ilimitados e nunca terminam.

Os números naturais permitem realizar algumas operações matemáticas como a soma, na qual o resultado final é sempre outro número natural

Entretanto, no caso da subtração, nem sempre é possível obter como resultado final outro número natural, por exemplo, 3-4 é igual a -1, que é um número inteiro. Dois números naturais também podem ser multiplicados e o resultado obtido é outro número natural.

Igualmente a subtração, na divisão nem sempre o resultado é outro número natural, por exemplo, se dividir 15 por 2 o resultado é 7.5, um número que não é natural. Como se pode observar, os números naturais servem para um número limitado de operações.

Outros tipos de números

Além do conjunto de números naturais representados pela letra N, existem outras maneiras de conhecer os números. Os números inteiros são representados pela letra Z e são todos os números naturais além de seus inversos correspondentes (1e -1, 2 e -2, 3 e -3...). Os números racionais são aqueles escritos de maneira fracionada, ou seja, com um quociente (por exemplo, 1.75 = 7/4). Os números irracionais são opostos aos racionais, isto é, aqueles que não são escritos de maneira fracionada, como a raiz quadrada de 2 ou o número Pi.

De forma simples, pode-se afirmar que os números naturais são os mais básicos e primários. Suas propriedades são insuficientes para solucionar todos os problemas de cálculo matemático, por esse motivo, foram criadas outras maneiras de entender os números.

Imagem: Fotolia - Africa Studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: