Números Decimais - Conceito, o que é, Significado

Numeros-DecimaisQualquer elemento pode ser representado numericamente como uma unidade, mais especificamente com o número 1. Se dividirmos essa unidade em 10 partes, cada uma delas será a décima parte ou um número decimal, do qual podemos representar numericamente como 0,1. Assim, se multiplicarmos 0,1 por 10 teremos uma unidade. Em outras palavras, o número decimal é um valor que se encontra relacionado entre o 0 e o 1. Isto significa que todos os números que se encontram à direita do 0 seguidos de um ponto representam uma quantidade menor que um e esses números representam a parte decimal. Desta maneira, temos os números inteiros (1, 2, 3...) e os números decimais (0,1; 0,2; 0,3...).

Os números decimais expressam uma parte de algo (também podem ser chamados de fração) e essa parte pode ser contabilizada em qualquer operação matemática. Assim, se temos uma torta inteira e mais três porções de outra, expressaremos esta realidade numericamente através do seguinte resultado: 1+ 0,3 = 1,3.

Por que são chamados de números decimais, como se leem e quando são utilizados?

Como seu próprio nome indica, estes números se referem ao número 10, pois os números decimais tem sua base nesse mesmo número. Desta forma, se um décimo de 1 é 0,1; o décimo de um décimo seria 0,00l e assim sucessivamente. Como podemos observar, os números décimas são muito importantes, pois permitem ser usados em pequenas quantidades.

Quando digo que tenho 0,1 de algo corresponde a um décimo, assim, 0,01 indica um centésimo e 0,001 seria um milésimo

Para ler um número decimal temos que indicar em primeiro lugar a parte inteira e depois a decimal (por exemplo, no número 35.287 a parte inteira é 35 e a decimal é 287, neste caso, a parte decimal corresponde a um número inteiro dividido em 1000 partes das quais contabilizamos 287 partes). Normalmente, a leitura dos números decimais que apresentam um zero na parte inteira não é mencionada (por exemplo, 0,0015 equivalem a quinze milésimos).

Ao medir o tamanho de algo muito grande utilizamos o metro como unidade (por exemplo, a circunferência da Terra alcança aproximadamente 40 milhões de metros). Porém, quando se mede algo pequeno, os números decimais são bem úteis também (por exemplo, uma mosca mede 0,003 metros ou três milímetros).

Usamos os números decimais com bastante frequência, especialmente para determinar quantidades de dinheiro, pequenas unidades de peso, de tempo ou de distância.

Imagem: iStock. Liima10

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: