Conceito » Saúde » Neurociência

Neurociência - Conceito, o que é, Significado

A neurociência é uma disciplina científica que abrange várias áreas e, por este motivo, o termo é usado muitas vezes no plural. Os neurocientistas pesquisam diversos aspectos que compõem o sistema nervoso: sua estrutura, suas funções, patologias e bases moleculares. Assim mesmo, esta disciplina analisa as interações existentes entre as diferentes dimensões do cérebro humano, já que todas elas servem para conhecer os fundamentos biológicos da conduta.

A estrutura e as funções do Sistema Nervoso

Do ponto de vista estrutural, os neurocientistas se concentram no estudo dos lóbulos que compõem o cérebro. Existem três lóbulos: os pré-frontais, occipitais e temporais. Sendo que cada um é responsável por diferentes funções cerebrais.

Além dos lóbulos, o sistema nervoso também contém uma série de órgãos, como o hipocampo, o hipotálamo e o bulbo olfativo. Algumas funções, como a olfativa ou a cognitivas exigem a intervenção de várias estruturas cerebrais.

As bases moleculares do cérebro

Alterações neuroquímicas e hormonais ocorrem no sistema nervoso. E estas alterações fazem parte das bases moleculares. Desta maneira, os neurocientistas podem estudar as reações químicas relacionadas à motivação ou às situações de depressão. As pessoas deprimidas geralmente têm algum tipo de déficit nas reações químicas que afetam os neurotransmissores.

Patologias como o Alzheimer ou a Esquizofrenia também são estudadas nas neurociências

Certas alterações mentais são entendidas apenas através da análise das estruturas cerebrais e da atividade neuroquímica. No caso da doença do Alzheimer há um déficit de acetilcolina. Já na esquizofrenia há uma série de alterações químicas e as mais significativas estão relacionadas com a dopamina, a noradrenalina e a serotonina, substâncias químicas que facilitam a conexão neuronal.

A neurociência e outras disciplinas relacionadas

Nos últimos anos o conhecimento do cérebro foi projetado sobre todo tipo de âmbito. Na área empresarial existe o neuromarketing e no mundo do relaxamento mental se destaca uma nova técnica: o mindfulness (atenção plena).

Imagem: Fotolia. Atthapon

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: