Conceito de Mona Lisa (A Gioconda)

No museu Louvre, na cidade de Paris, se encontra uma das mais obras pictóricas mais famosas da história: a Mona Lisa, também conhecida como A Gioconda. Seu criador foi o ilustre Leonardo da Vinci, um polímata florentino do Renascimento.

Dados e curiosidades desta obra mundialmente reconhecida

É um retrato de uma mulher pintada em óleo e acredita ser realizada entre 1503 e 1506. Quanto à técnica empregada, é conhecida como “sfumato” que em português pode ser traduzida como esfumaçada. A princípio, trata-se da representação de Lisa Gherardini, a esposa de Francisco de Giocondo, mas não há uma certeza absoluta sobre a verdadeira identidade da mulher retratada.

O traço mais marcante da Mona Lisa é seu estranho sorriso, que pode ser interpretado como um gesto de alegria ou amargura.

Diversos estudos técnicos sobre este quadro revelaram importantes curiosidades:

1) a mulher retratada aparece sem os cílios nem sobrancelhas, porém pode-se comprovar que no retrato original estão incluídos tanto os cílios como as sobrancelhas;

2) após a observação das pupilas com imagens de alta resolução foram encontradas iniciais e números, onde acredita-se estar relacionada com a verdadeira identidade de Mona Lisa (Leonardo gostava de esoterismo e em suas obras introduzia simbólos para comunicar mensagens);

3) no fundo do quadro aparece a imagem de uma ponte na qual há uma referência: os números 7 e 2, que presumivelmente se referem às enchentes que ocorreram na Ponte Vecchio, na cidade de Bobbio, no norte da Itália;

4) as mãos da mulher retratada revelam que está certamente grávida;

5) em 1987 se sobrepôs um autorretrato de Leonardo com a Mona Lisa e se comprovou que havia uma grande semelhança entre as características faciais de ambos; esta conformidade deu origem a todo o tipo de especulação.

O famoso roubo da Mona Lisa

Em agosto de 1911, a Mona Lisa desapareceu do Museu Louvre inexplicavelmente. Seu roubo se tornou uma notícia com projeção internacional. Dois anos depois, pode-se recuperar a obra porque o ladrão (um ex-funcionário do museu Vincenzo Perugia) tinha tentado vender ao dono de uma galeria de arte, mas o mesmo entrou em contatou com a polícia e assim a Mona Lisa foi recuperada. Alguns anos mais tarde, descobriu-se que o autêntico cérebro do roubo foi o vigarista argentino Eduardo Valfierno.

O fato de que a Mona Lisa foi roubada causou todo tipo de conjectura e alguns estudiosos ainda dizem que o retrato da misteriosa mulher no Louvre poderia ser uma cópia.

Imagem: Fotolia. Hugo

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2017). Conceito de Mona Lisa (A Gioconda). Em https://conceitos.com/mona-lisa-gioconda/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre