Renascimento - Conceito, o que é, Significado

RenascimentoO Renascimento é um movimento cultural, científico e artístico desenvolvido no século XV e XVI na Europa, originariamente na Itália.

O termo Renascimento se refere à repercussão dos textos clássicos da cultura helenística. As obras de Arquimedes, Euclides, Aristarco e outros cientistas e pensadores da época foram recopiladas pelos árabes, traduzidas ao latim e posteriormente às línguas vernáculas. Desta maneira, o legado da antiguidade, que havia sido ignorado durante a Idade Média, se recuperou. Os intelectuais, criadores e cientistas coletaram as preocupações do mundo antigo e aplicaram em seu contexto histórico.

O século XV é um período de mudanças em todos os sentidos. Surge um novo continente, a América, que traz progresso para diversas áreas: navegação, geografia, etnografia, comércio, instrumentos técnicos e outras mais. Pode-se afirmar que o Renascimento trouxe uma nova atmosfera intelectual, especialmente, porque o homem passa a ser o eixo da humanidade substituindo até mesmo a Deus, o princípio fundamental da Idade Média.

No novo espírito renascentista, surgiram os humanistas, intelectuais que se preocupavam com o homem a partir da vários pontos de vista. Tudo o que afeta o ser humano é objeto de interesse dos humanistas do Renascimento: a moral, a sociedade, o urbanismo, a arte, a medicina, etc.

Uma das maiores contribuições deste período foi uma nova visão do mundo facilitada por Copérnico. Este astrônomo introduziu uma ideia revolucionária: a Terra gira sobre si mesma e ao redor do Sol, sendo este planeta o novo centro do Universo. A mudança do geocentrismo para o heliocentrismo significou muito mais do que uma simples mudança no paradigma astronômico, estabeleceu uma transformação no conhecimento geral. A ideia sobre o mundo mudou totalmente num sentido global e por isso fala-se da revolução copernicana.

O homem do Renascimento tem interesse pela ciência, ao contrário do que ocorreu na Idade Média, onde a teologia era o saber primordial. Durante os séculos XV e XVI surgiram os primeiros passos para uma nova era, a Idade Moderna.

Se tivesse que citar uma figura de destaque desta época, com certeza, seria Leonardo da Vinci. Trata-se de um homem polifacético: artista, inventor e literato, um homem que simboliza o verdadeiro espírito do Renascimento.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: