Da mesma forma que comer ou comunicar-se, dormir é uma necessidade vital. Os problemas na hora de conciliar o sono afetam negativamente à saúde e ao bem-estar. No caso das crianças o descanso noturno tem uma relevância especial, por isso é muito conveniente os pais saberem como poder ajudar seus filhos a dormir bem.
O hábito de dormir de maneira saudável não só afeta positivamente o bem-estar das crianças, mas também beneficia a qualidade de vida dos pais.
Este prestigioso médico e pesquisador espanhol especializou-se nos distúrbios do sono e ao longo de sua carreira publicou vários livros populares que explicam como se pode facilitar o sono das crianças. Alguns de seus conselhos são os seguintes:
– Os bebês devem dormir de barriga para cima, pois desta maneira as pequenas pausas respiratórias ou apneias não afetam o sono. Por outro lado, é necessário levar em conta que durante o descanso noturno as crianças fabricam o hormônio do crescimento.
– Os pais devem facilitar o sono de seus filhos e para isso é importante estabelecer uma rotina que conte com dois aspectos fundamentais: um horário regular e que o bebê durma sempre no mesmo local, nunca na cama de seus pais.
– Segundo esta metodologia, antes da criança dormir, os pais devem acompanhá-la durante um curto período de tempo. A leitura de um conto em um ambiente tranquilo é uma das orientações mais aconselháveis.
– Se depois de adormecer a criança chorar, os pais não devem entrar no quarto imediatamente. É preferível deixar passar alguns minutos antes de tentar tranquilizar a criança. O objetivo do método é que os pequenos aprendam a dormir sozinhos.
Nem todos os pediatras e neuropsicólogos infantis compartilham as orientações indicadas acima. Alguns acreditam que deixar um bebê ou uma criança pequena chorar é arriscado e prejudicial, pois em longo prazo pode provocar uma hiperexcitação, estados de ansiedade ou depressão.
Do ponto de vista estritamente científico, o método Estivill tem recebido críticas por contrariar as recomendações das associações médicas de pediatria e porque não há referências bibliográficas que respaldem sua tese.
Imagem: Fotolia. Mladen
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2018). Conceito de Método Estivill. Em https://conceitos.com/metodo-estivill/. São Paulo, Brasil.