Dedução - Conceito, o que é, Significado

DeducaoO termo dedução se refere à demonstração de uma determinada afirmação a partir de suposições já estabelecidas. O procedimento dedutivo parte de uma afirmação geral para chegar a uma afirmação particular. É de grande importância no desenvolvimento da ciência, uma vez que constitui um dos fundamentos do método científico. Embora pode-se dizer que o procedimento dedutivo é próprio do pensamento do homem, existem alguns autores que esclareceram esta questão. Assim, a dedução como método já era conhecida desde a antiguidade.

O filósofo grego Aristóteles foi o primeiro em abordar a dedução como método. Assim, a lógica aristotélica analisa os chamados silogismos, que são orações típicas de sujeito e predicado com a possibilidade deste último negar ou afirmar a primeira. Ela se diferencia entre termos singulares e universais, que se referem aos sujeitos e predicados. No caso dos sujeitos, eles podem revestir apenas as formas singulares, enquanto que os predicados tanto as formas singulares como as universais. A lógica aristotélica repensa todos os tipos de julgamento, elaborando, além disso, um quadro de oposição.

Atualmente, esta passagem do universal para o particular, como previsto, é uma parte fundamental do chamado método hipotético dedutivo. Ele consiste basicamente na elaboração de uma hipótese que tenta explicar diversos fenômenos na tentativa de deduzir várias consequências que se validaram com a experimentação científica. Assim, a metodologia considera que a hipótese corresponde à realidade, sendo a experimentação uma forma de colocar em prova esta hipótese. No caso da experimentação contradizer o afirmado na hipótese, esta deve ser descartada ou reformulada em função de uma nova informação. No entanto, se os dados obtidos a partir dos experimentos são consistentes com as alegações de hipóteses, não significa que isso seja verdade, simplesmente não pode ser considerada falsa e, portanto, permanece em vigor; isto se deve principalmente porque é injusto fazer uma afirmação de caráter universal a partir de uma observação particular.

É importante, em vista do que é considerado, deixar claro que a dedução é um mecanismo que permite raciocinar corretamente, mas que por si só é pouco, de modo que é necessário combinar de forma contínua com os dados fornecidos pela realidade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: