Em 1971, um grupo de médicos e jornalistas franceses fundou uma organização não governamental sem fins lucrativos para atender às necessidades médicas e humanitárias da população em algumas áreas afetadas pela guerra, por desastres naturais, inclusive por emergência humanitária. Médicos Sem Fronteiras é o nome desta entidade, conhecido internacionalmente pelas siglas MSF. Na atualidade há divisões de MSF na maioria dos países do mundo.
Seu trabalho humanitário em situações de emergência social é possível graças ao apoio financeiro de milhares de cidadãos, que de forma altruísta e desinteressada contribuem com um valor periódico para que esta organização possa seguir colaborando em todo o tipo de situação de emergência.
Embora o foco central de sua atividade seja a assistência médica e humanitária em todo tipo de conflito, esta organização mantém uma posição ativa e comprometida, portanto, são denunciadas todas as situações onde a população sofre com alguma violação dos direitos humanos mais elementares.
As atuações médicas e humanitárias são realizadas a partir de cinco princípios gerais:
1) na medida do possível, os diversos recursos técnicos e profissionais são orientados buscando uma maior eficiência;
2) adota-se uma posição neutra em relação às situações de emergência social e não é aceito nenhum tipo de pressão política, econômica ou de qualquer outra índole;
3) adota-se um compromisso ético totalmente independente de qualquer forma de poder;
4) a ação humanitária é realizada de maneira voluntária;
5) a gestão de todas as suas ações são realizadas com critérios de transparência.
Na atualidade são realizadas atividades de assistência médica e ajuda social nos cinco continentes, especialmente em países da África, Ásia e América Latina.
A maior parte de sua receita provém de doações individuais de seus sócios e colaboradores.
“Médicos Sem Fronteiras” foi homenageado com o Prêmio Nobel da Paz em 1999.
Anualmente esta organização publica diversos relatórios para explicar suas ações e iniciativas, paralelamente, são denunciadas as situações de emergência em todo o mundo.
Como seu próprio nome indica, “Médicos Sem Fronteiras” ajuda a qualquer lugar do mundo sem se importar com as fronteiras.
Imagem: Fotolia. pmmart
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de Médicos Sem Fronteiras. Em https://conceitos.com/medicos-sem-fronteiras/. São Paulo, Brasil.