A ascensão do esporte é um fenômeno global. Milhões de pessoas de todos os países, idades e classes sociais se tornaram conscientes da necessidade de praticar um esporte para melhorar a saúde e ficar melhor consigo mesma. Embora o esporte seja benéfico para nossa saúde, esta prática pode levar a alguns problemas. Daí surge este novo ramo da medicina: A Medicina do esporte. Esta denominação é utilizada no Brasil, assim como na Espanha e em toda Europa.
Este ramo da medicina está focado no estudo do impacto do esporte no organismo, seja do ponto de vista interno como físico, mental ou hormonal.
Esta especialidade médica tem três principais empreendidos: orientar, prevenir e curar. Assim, a medicina do esporte faz recomendações sobre nutrição e os hábitos de vida saudáveis. No campo da administração, cada vez há mais especialistas nesta área para elaborar estratégias de saúde pública que promovam a prática esportiva no conjunto da população.
Os médicos especialistas na medicina esportiva fazem um trabalho com o fim de diminuir os riscos de lesões ou problemas de saúde no futuro. Neste sentido, alguns esportistas de elite recebem mensagens como estratégia preventiva para evitar possíveis lesões. Uma boa dieta é também outra medida preventiva, pois uma boa alimentação ajuda a regeneração muscular.
A cura é o último que oferece esta medicina. Por vários motivos um atleta pode se lesionar e é aí que entra o especialista esportivo. Entre as medidas adotadas, podemos destacar as seguintes: tratamentos para pequenas lesões (como estiramentos musculares ou entorses), tratamentos em médio prazo que exigem exercícios de reabilitação e tratamentos mais longos e complexos, onde se torna necessária uma terapia psicológica para complementar a reabilitação física. De qualquer forma, as medidas adotadas têm como objetivo que o atleta volte a ter o rendimento ideal.
O médico especialista na saúde dos esportistas deve estar em contato com outros profissionais, como fisioterapeutas, psicólogos do esporte e nutricionistas. A medicina esportiva está destinada a diferentes níveis: aos atletas de elite, ao esporte escolar, ao esporte para idosos ou pessoas com deficiência.
Imagem: Fotolia. JiSign
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2017). Conceito de Medicina do Esporte. Em https://conceitos.com/medicina-do-esporte/. São Paulo, Brasil.