Conceito » Esporte » FIBA

FIBA - Conceito, o que é, Significado

A maioria dos esportes se organiza através de federações nacionais que, por sua vez, são agrupadas em uma entidade supranacional. No caso do basquete, as siglas FIBA se referem ao organismo internacional que representa este esporte. FIBA quer dizer Federação Internacional de Basquete e esta denominação provém originariamente do francês, pois este órgão foi fundado na cidade suíça de Genebra. Suas origens datam o ano de 1932, época em que o esporte não havia sido profissionalizado e era praticado de modo amador.

Informação de interesse

O objetivo da FIBA é promover o basquete em todo o mundo. Neste sentido, atualmente existem mais de 200 federações nacionais.

Esta organização sem fins lucrativos é responsável por organizar as competições de maior prestígio, como a Copa do Mundo masculina e feminina, assim como os Jogos Olímpicos.

Como todas as federações internacionais, a FIBA é responsável por estabelecer o regulamento oficial do basquete. Assim mesmo, atua como uma entidade supervisora na transferência de jogadores entre os diversos países e nomeia os árbitros que participarão das principais competições.

Na FIBA existem áreas específicas relacionadas ao esporte para pessoas com deficiência (a DIBF representa o basquete para surdos e a IWBF o basquete de cadeira de rodas). Da mesma forma, a FIBA é responsável pelo basquete 3x3 (nesta modalidade a partida ocorre em uma quadra com um único aro).

O basquete é um esporte olímpico desde as Olimpíadas de Berlim em 1936 (como muitos outros esportes, antes de sua incorporação oficial, participou como esporte de exibição).

Origens históricas

No final do século XIX, o sacerdote canadense James Naismith trabalhava na Universidade de Springfield (Massachusetts) como professor que até então era chamado de cultura física. Devido às baixas temperaturas os estudantes não podiam praticar esportes ao ar livre. Esta circunstância lhe fez pensar em um jogo que pudesse ser realizado em um espaço fechado.

Em 1892, James Naismith redatou a primeira regulamentação do basquete, composta por 13 regras que continuam sendo fundamentais para a prática deste esporte. Em 1896 foi celebrada a primeira partida em sua modalidade feminina. As primeiras bolas foram fabricadas pela empresa norte-americana A.C Spalding and Brothers. As primeiras cestas foram feitas com caixas de pêssegos.

Imagem: Fotolia. d100

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: