Os historiadores estão focados na análise dos acontecimentos do passado através de fontes e dados específicos. Em compensação, quando os filósofos estudam a história fazem isso a partir de outra perspectiva e se concentram no seu sentido e finalidade. O materialismo histórico é a concepção de Marx e Engels sobre a evolução da história.
Para Marx e Engels a filosofia deve analisar a história partindo de uma concepção materialista. Em outras palavras, há uma série de condições reais e materiais (por exemplo, as classes sociais e os conflitos sociais) que estabelecem um rumo na sucessão dos acontecimentos.
O materialismo projetado sobre a história foi uma resposta teórica à visão hegeliana. Para Hegel o que explica o sentido histórico é o espírito e não a matéria.
A visão marxista se desenvolveu em duas obras fundamentais: “O manifesto comunista” e “o capital“. Em ambos, expressa a existência de duas classes sociais que se confrontam: a burguesia e o proletariado.
A burguesia representa a classe social poderosa, enquanto que o proletariado é a classe social submetida. Para Marx, a burguesia foi a responsável pela liquidação do regime feudal anterior e o proletariado o responsável pelo fim da burguesia. Este processo tem um componente dialético e, por este motivo, é rotulado como materialismo histórico e dialético.
A classe proletária deve tomar consciência da sua real situação de exploração. Desta maneira, a classe trabalhadora não pode resignar-se e precisa adotar uma posição ativa para libertar-se dos burgueses. Isto significa uma atitude rebelde que para Marx pode levar a uma revolução proletária destinada ao desaparecimento definitivo das classes sociais, tradicionalmente divididas entre opressores e oprimidos.
Segundo os princípios do materialismo histórico, o avanço da humanidade não depende de forças espirituais ou misteriosas. Pelo contrário, tudo o que conhecemos e pensamos é dado por condições materiais concretas.
Neste contexto, os diversos avanços tecnológicos que ocorreram ao longo da história constituem a base material sobre a qual edifica e constrói uma maneira de pensar e viver.
Imagem: Fotolia. Leonid Andronov
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2018). Conceito de Materialismo Histórico. Em https://conceitos.com/materialismo-historico/. São Paulo, Brasil.