Dialética - Conceito, o que é, Significado

DialeticaDenomina-se dialética a uma relação entre dois casos particulares que são resolvidos por um terceiro, fundamentalmente, é uma maneira de racionalizar fenômenos característicos de algumas correntes filosóficas.

Também pode referir-se especificamente à maneira começar um diálogo (a dialética é derivada de expressões gregas que se referem ao diálogo e à técnica). A relação entre o diálogo e a filosofia é bem próxima. De fato, antigamente, as ideias filosóficas eram realizadas principalmente por transmissão oral, sendo a escrita um meio de divulgação mais comum. Um caso típico, observado nos diálogos de Platão, nos mostra Sócrates dialogando com parceiros e expondo sua perspectiva filosófica. Neste caso, o diálogo funcionava como um meio de trocar perguntas e respostas, e tinham como consequência compartilhar a verdade entre todos os envolvidos.

O termo é aplicado a um novo significado no século XVIII como resultado de uma nova inclinação filosófica que é realizada graças à Hegel

Esta visão compreende a realidade como uma sequência de opostos que são resolvidas em uma terceira posição que quebra todas as barreiras. Assim, podem ser úteis os conceitos de tese, antítese e síntese. Hoje, talvez essa lógica possa parecer estranha na medida em que apresenta uma dimensão metafísica.

No entanto, é importante salientar que as diferentes vertentes de pensamento que temos até hoje são baseadas no presente. Assim, todas as coisas existentes devem ser entendidas e para resolver todas as contradições. Vale ressaltar que, para Hegel todo este processo de dialética, ou seja, de argumentação fazia parte do espírito. Tudo significava Deus para Hegel, posição claramente panteísta.

Em Marx, esta posição se inverte completamente

Imaginava-se que tudo o que existe fazia parte de Deus. Marx nega a existência deste pensamento, mantendo-se no processo de argumentação. Assim, os processos materiais seguem um padrão de tese, antítese e síntese. Em particular, a história segue um processo de luta de classes, entre opressores e oprimidos. A última fase desse conflito seria a burguesia contra o proletariado, um conflito que terminaria com uma sociedade sem classes.

Como pode ser vista, a visão dialética tem uma enorme relevância no que diz respeito à interpretação da realidade em nível metafísico. Uma forma de interpretar que hoje nos parece muito distante.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: