Conceito » Ciência » Historiografia

Historiografia - Conceito, o que é, Significado

Quando um acontecimento particular tem um impacto sobre a sociedade se torna um fato histórico. A história é a disciplina que estuda os acontecimentos relevantes, assim com suas causas e conseqüências. O termo historiografia se refere às diferentes formas de interpretar a história.

Deve-se destacar que a ideia de história está diretamente relacionada à escrita, pois passou a registrar os acontecimentos mais importantes a partir da invenção da escrita. Para referir aos acontecimentos anteriores à escrita, devemos empregar o termo pré-história.

Correntes historiográficas

A história tradicional tem focado os aspectos políticos que mudaram o curso da humanidade. O grego Heródoto viveu no século V a. C e é considerado o primeiro historiador do mundo ocidental. Seus textos relatam os principais acontecimentos de sua época, especialmente aqueles relacionados com a política e as decisões dos governantes.

No século XVIII, surge uma nova tendência historiográfica: o positivismo. Esta corrente foi iniciada por Augusto Comte, que defendeu a importância dos fatos concretos acima das interpretações.

Portanto, a partir da perspectiva do positivismo a história é uma ciência.

O positivismo historiográfico enfatiza os dados mais específicos obtidos através dos documentos oficiais e a visão subjetiva do historiador fica em segundo plano

O historicismo é mais uma corrente da historiografia. Os historiadores inscritos neste paradigma afirmam que a história não se refere apenas aos acontecimentos passados, pois os fatos históricos de outras épocas também afetam o presente.

O materialismo histórico foi uma abordagem filosófica impulsionada por Marx e Engels para explicar a evolução da história. Estes filósofos e aqueles que seguiam suas teses consideravam que o curso dos acontecimentos da humanidade dependia do modo de produção de cada período, por exemplo, o modo de produção feudal dependia das relações entre senhor e servo, assim este modelo afetava a economia, a política e a sociedade como um todo.

O revisionismo histórico

A corrente historiográfica revisionista é aquela que se afasta das abordagens acadêmicas e defende uma visão dos acontecimentos históricos a partir de uma perspectiva não convencional. A abordagem revisionista mais conhecida é dada pelos pesquisadores que negavam a existência do holocausto judeu.

Imagem: Fotolia. Andrey Armyagov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: