Conceito de Historiografia

HistoriografiaHistoriografia, como o próprio termo indica, é a ciência que estuda e analisa e registra os fatos históricos ao longo do tempo. Historiografia também pode ser definida como a ciência que conta como os seres humanos fizeram história com o passar do tempo. A historiografia estuda épocas e estados variados fazendo compreender os métodos, as forma e os objetos de estudo.

É fundamental para definir historiografia a consideração da etapa de nosso passado cultural, no qual se inventa a historiografia, no que se define frente ao resto do conhecimento organizado. No princípio da historiografia, quando ainda começava-se a definir como termo, esses fatos se cumprem simultaneamente com o estabelecimento do cristianismo, no seio da cultura grega, mas se entendem também pelo helenístico e são imitados na cultura de Roma, que por sua vez veicula os benefícios da historiografia a todo o mundo mediterrâneo da época.

Historiografia, ainda como conceito, é um conjunto de métodos usados no estudo de acontecimentos históricos. A historiografia deve apresentar critérios objetivos na medida do possível para ser compreendida. O Estudo bibliográfico e crítico dos escritos sobre a própria história, suas fontes e os autores que estudaram essa matéria. A historiografia moderna concede muita importância à política como um todo.

A historiografia se consolidou como uma matéria científica já que conta com o objetivo de estudos e com métodos e recursos com os quais operar e para analisar tal objeto de estudo. Neste sentido, algumas das questões que a historiografia procurará trazer a tona elementos com a confiabilidade das fontes que foram utilizadas, o marco ideológico da corrente histórica analisadas. Além de tudo o que conhecemos como historiografia, essa ciência também procura entender o que é exatamente o que nos ensina a história da humanidade, qual é o objetivo do seu desenvolvimento, como podem conviver e coexistir a subjetividade e a objetividade na hora de realizar História, que é o que se considera um evento ou acontecimento histórico e como pode influir no meio e na compreensão de determinados fenômenos históricos.

A historiografia é responsável pelo conhecimento que hoje temos dos fatos históricos do passado antigo e recente e aporta informação para todos os que estão interessados na história do mundo e do ser humano.

Correntes historiográficas

A história tradicional tem focado os aspectos políticos que mudaram o curso da humanidade. O grego Heródoto viveu no século V a. C e é considerado o primeiro historiador do mundo ocidental. Seus textos relatam os principais acontecimentos de sua época, especialmente aqueles relacionados com a política e as decisões dos governantes.

No século XVIII, surge uma nova tendência historiográfica: o positivismo. Esta corrente foi iniciada por Augusto Comte, que defendeu a importância dos fatos concretos acima das interpretações.

Portanto, a partir da perspectiva do positivismo a história é uma ciência.

O positivismo historiográfico enfatiza os dados mais específicos obtidos através dos documentos oficiais e a visão subjetiva do historiador fica em segundo plano

O historicismo é mais uma corrente da historiografia. Os historiadores inscritos neste paradigma afirmam que a história não se refere apenas aos acontecimentos passados, pois os fatos históricos de outras épocas também afetam o presente.

O materialismo histórico foi uma abordagem filosófica impulsionada por Marx e Engels para explicar a evolução da história. Estes filósofos e aqueles que seguiam suas teses consideravam que o curso dos acontecimentos da humanidade dependia do modo de produção de cada período, por exemplo, o modo de produção feudal dependia das relações entre senhor e servo, assim este modelo afetava a economia, a política e a sociedade como um todo.

O revisionismo histórico

A corrente historiográfica revisionista é aquela que se afasta das abordagens acadêmicas e defende uma visão dos acontecimentos históricos a partir de uma perspectiva não convencional. A abordagem revisionista mais conhecida é dada pelos pesquisadores que negavam a existência do holocausto judeu.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2012). Conceito de Historiografia. Em https://conceitos.com/historiografia/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato