Nos relatos das Escrituras Sagradas há uma dimensão dupla. Servem como referência para explicar os princípios da fé e, ao mesmo tempo, permite conhecer a tradição cultural judaica e cristã.
No relato bíblico da Massacre dos Inocentes encontramos a origem remota de uma das celebrações mais populares nos países católicos, os ilustres inocentados de 28 de dezembro.
Na época do rei Herodes, espalhou-se a notícia que um novo Messias havia nascido na cidade de Belém e que alguns magos do Oriente se dirigiam ao seu encontro para venerá-lo. Diante da inesperada notícia, Herodes mandou matar todas as crianças menores de dois anos que se encontravam em Belém, pois a chegada de um messias significaria a aparição de um novo rei para os judeus.
Entretanto, através de um sonho, José foi avisado por um anjo para fugir do Egito com seu filho Jesus e sua esposa Maria com o fim de salvar a vida do recém-nascido.
Como muitos outros episódios inclusos na Bíblia, alguns historiadores expressam suas dúvidas sobre a autenticidade dos fatos descritos. Em primeiro lugar, além das referências no Novo Testamento, não existe nenhuma prova que demonstre a existência de uma matança de crianças na cidade de Belém.
Em contrapartida, outros especialistas afirmam que foi o historiador judeu Flávio Josefo quem realmente criou a lenda do rei Herodes como assassino de crianças com o fim de apresentá-lo como um personagem cruel e desumano.
Alguns estudiosos afirmam que o relato de Mateus sobre a matança das crianças deve ser interpretado a partir de uma perspectiva teológica, mas não necessariamente histórica. Logicamente, para a Igreja Católica, as palavras do evangelista Mateus correspondem à verdade dos fatos (para a Igreja Católica não faz sentido os evangelistas pretenderem falsificar a verdadeira história).
Tanto na Espanha como na América Latina, 28 de dezembro é uma data única, pois durante todo este dia é costume fazer brincadeiras e piadas com seus amigos e conhecidos. Estas piadas são popularmente conhecidas como inocentes. O Dia dos Inocentes é na verdade uma lembrança de um episódio cruel e sanguinário: a Massacre dos Inocentes, descrita no Novo Testamento.
No mundo anglo-saxão, o dia dos inocentes ocorre em 1º de abril e é conhecido como “O dia dos loucos” (a expressão exata em inglês é April Fools’ Day). Na França recebe outra denominação, el poisson d’avril.
De qualquer forma, esta tradição se remete ao século XVI quando o Papa Gregório XIII renovou o calendário e algumas pessoas não se deram conta. Aqueles que continuaram utilizando o calendário antigo eram conhecidos como “loucos de abril”, ou seja, pessoas que vivem na ignorância e, portanto, atuam de maneira inocente.
Imagem: Fotolia. Renata Sedmákova
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2018). Conceito de Massacre dos Inocentes. Em https://conceitos.com/massacre-inocentes/. São Paulo, Brasil.