Conceito » Sociedade » Insurreição

Insurreição - Conceito, o que é, Significado

A insurreição ocorre quando um grande grupo de pessoas se revolta contra os que estão no poder. Em nosso idioma usamos alguns sinônimos para falar de insurreição, como rebelião, sedição, motim, revolução, revolta, insurgência ou insubordinação. São diferentes palavras para expressar uma ideia geral: a rebelião contra alguma forma de autoridade.

Características gerais de uma insurreição

Independentemente do modo de rebelião, em toda insurreição existem algumas características gerais:

1) um grupo que se encontra descontente com sua situação;

2) devido a isso ocorre um tipo de reação energética contra as autoridades causadoras do mal-estar;

3) as ações dos rebeldes geram um conflito de interesses entre si e a autoridade.

Em uma escala menor, um motim dentro de uma embarcação seria um ato de insurreição contra a autoridade suprema, o capitão. Uma revolta popular contra um governo seria uma insurreição em grande escala.

O esquema geral descrito acima pode ser aplicado a circunstâncias bem diferenciadas, como processos revolucionários, levantamentos militares, guerras civis, etc.

Pode-se afirmar que a maioria das mudanças históricas de grande magnitude foi precedida por algum movimento da insurreição popular

Se tomarmos como referência a história do século XX, podemos encontrar alguns movimentos insurrecionais de grande transcendência: a Revolução Russa, a Revolução Chinesa, a chegada ao poder dos comunistas em Cuba, a Guerra Civil Espanhola ou o massacre de Tiananmen.

Algumas insurreições saíram vitoriosas e delas surgiu um novo regime político. Em certas ocasiões, as ações de insubordinação foram sufocadas e derrotadas. De qualquer forma, o conceito de insurreição está ligado à ideia de revolução.

As causas da Revolução Russa de 1917

A insurreição dos bolcheviques que acabou impondo um regime comunista na Rússia não foi um episódio espontâneo, mas sim consequência de vários fatores.

Em primeiro lugar, a Rússia se encontrava em guerra com a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial e o grande número de baixas russas provocou o descrédito do governo czarista.

Por outro lado, a Rússia estava imersa em uma grave crise econômica e com problemas na distribuição de alimentos.

Em terceiro lugar, o inverno de 1917 foi especialmente rígido e frio, levando a escassez de alimentos entre a população.

Estes três fatores são fundamentais para entender a insurreição dos comunistas liderados por Lênin.

Imagem: Fotolia. poosan

Relacionados:

  1. Sedição
  2. Motim
  3. Guerra das Castas
  4. Escala de Valores
  5. Guerra do Rife
  6. Traição à Pátria
  7. Crime Passional
  8. Revolução Chinesa (1911 – 1949)
  9. Justiça Militar
  10. Tratado de Bucareli