Conceito » Sociedade » Escotismo

Escotismo - Conceito, o que é, Significado

O termo vem do inglês scouting, que significa explorar. Esta denominação faz referência a um movimento juvenil com projeção internacional, o movimento Scout. Seu fundador foi o militar britânico Robert Baden-Powell. Depois de terminar sua carreira no exército, dedicou-se a divulgar os valores da vida militar, pois entendia que estes podiam ser úteis para os jovens levarem uma vida saudável e distante do crime.

Em 1907 foi organizado o primeiro acampamento Scout na ilha de Brownsea, com a participação de 20 jovens de diferentes classes sociais.

No manual "Escotismo para meninos" são expostos os princípios básicos deste movimento

Robert Baden-Powell publicou esta obra em 1908. Em relação ao seu conteúdo, está inspirado em três fontes distintas: suas próprias experiências como militar na Segunda Guerra dos Bôeres (1899-1902), alguns tratados sobre instrução militar utilizado pelo exército britânico e um romance de aventuras do escritor Rudyard Kipling, "O livro das terras virgens".

No livro aparecem os elementos fundamentais do movimento escoteiro. Assim, afirma-se que as atividades no acampamento servem para que os jovens tenham uma vida saudável e adotem hábitos responsáveis.

Ao longo dos capítulos são explicados todos os tipos de atividades: técnicas de rastreamento, de acender fogueiras, preparo de alimentos da natureza, etc. Os jovens que participam destes acampamentos são organizados em patrulhas, das quais se promove a cooperação, a autodisciplina e o respeito ao próximo.

Este manual foi traduzido a mais de trinta idiomas. Por outro lado, as atividades e os valores do escotismo estão mantidos ao longo do tempo.

Dados curiosos

No mundo existem quase 30 milhões de jovens integrados ao movimento Scout. No entanto, em alguns países, o escotismo não é permitido (por exemplo, na Birmânia e na Coréia do Norte)

- O lema dos escoteiros é "sempre prontos", inspirado em uma das leis dos Cavaleiros da Távola Redonda.

- O termo escotismo foi introduzido ao dicionário da RAE em 1928.

- Entre os personagens ilustres que pertenceram ao movimento Scout, podemos destacar os astronautas Neil Amstrong e Edwin Aldrin, o rei Balduino I da Bélgica, Hergé (o criador do Tintin), Jacques Chirac, Benedito XVI, Alejandro Sanz, Kate Moss e a Rainha Sofia.

- O lenço dobrado em forma de triângulo e amarrado com um anel é um dos símbolos mais característicos do uniforme scout (o lenço significa que o escoteiro se compromete a realizar uma boa ação ao longo do dia e para não esquecer seu objetivo coloca este distintivo no pescoço).

Imagem Fotolia: Rook76

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: