Conceito » Educação » Autoescola

Autoescola - Conceito, o que é, Significado

Para a condução de veículos a motor é obrigatório ter uma certificação que ateste conhecimentos sobre diferentes assuntos. Este conhecimento geralmente é adquirido em centros especializados: autoescolas, onde o aspirante a motorista passa pela teoria e a prática do automobilismo.

Para obter a carteira de motorista, o indivíduo deve superar algumas provas médicas básicas que garantam sua condição de visão, audição e aptidões psicofísicas em geral.

Do ponto de vista pedagógico, estes centros formativos propõem várias estratégias:

1) o professor explica os diversos temas que aparecem no manual,

2) realizam simulações de teste antes do exame final e

3) projetam imagens e vídeos de casos práticos.

A finalidade destes centros formativos é dupla:

1) garantir que os motoristas tenham habilidades e conhecimentos adequados para circular pelas diversas vias,

2) promover a cultura de segurança viária nas estradas.

Conhecimentos teóricos

Todos os regulamentos de trânsito que o estado considera necessário estão incluídos nos manuais das autoescolas. Neste sentido, um motorista deve ter conhecimentos sobre vários tópicos: tipos de sinais e seu significado, utilização da iluminação, diversos modos de ultrapassagem, cruzamentos e passagens, sinais de baliza, enfim, todo o código de circulação. Assim mesmo, o candidato a motorista deve conhecer uma série de regras sobre outros assuntos, como as diferentes sanções, o sistema de pontos, o transporte de mercadorias e as regras de segurança ao volante.

Uma vez que o aluno tenha assimilado as matérias do manual, já está em condições de apresentar-se a um exame teórico. Este teste possui a seguinte abordagem: um conjunto de perguntas ou situações hipotéticas têm várias respostas alternativas e apenas uma delas está correta.

Conhecimentos práticos

Como regra geral, após superar a fase teórica começa a prática. Nela, o motorista vai adquirindo uma série de habilidades a partir do momento que conduz um veículo em um contexto de tráfego real. Em todas as aulas práticas, o instrutor da autoescola fica no banco do passageiro para indicar ao motorista que tipo de ação ao volante é o mais apropriado ou não. Neste sentido, o professor supervisiona se o aluno é capaz de empregar na prática os conhecimentos teóricos já adquiridos.

Além das destrezas próprias da condução, os motoristas são treinados em outras habilidades complementares (possíveis situações de emergência, dirigir com chuva ou como economizar combustível).

Por último, o instrutor da autoescola ensina ao aluno as atitudes necessárias para ser um motorista responsável.

Imagem: Fotolia. Mhaprang

Relacionados:

  1. Educação Viária
  2. Escola Técnica
  3. Sinal de Trânsito
  4. Luz Alta e Luz Baixa
  5. Pedestre e Faixa de Pedestres
  6. Sequência Didática
  7. Automobilismo
  8. Veículo Híbrido
  9. Serviço Militar Obrigatório
  10. Segurança Industrial