Conceito » Saúde » Manobra de Heimlich

Manobra de Heimlich - Conceito, o que é, Significado

Saber o que fazer e quando pode ajudar a evitar certos acontecimentos catastróficos, inclusive salvar uma vida. Isso é o que acontece com a manobra de Heimlich, um ato que pode ajudar uma pessoa a não morrer de asfixia.

É uma ação rápida que pode ajudar a prevenir que uma pessoa se asfixie

Consiste em ficar atrás da pessoa que está se asfixiando, colocar os braços da mesma ao redor da parte superior de seu abdômen e fazer pressão firme e rápida para dentro e para cima com o punho da mão contra o estômago.

Esta ação aumenta bruscamente a pressão intra-abdominal elevando o diafragma, fazendo desprender um volume de ar dos pulmões, expulsando por sua vez qualquer objeto que se encontre na via aérea.

É possível que a manobra deva ser realizada várias vezes antes de conseguir a expulsão do objeto.

Quando deve ser efetuada?

Esta manobra deve ser aplicada no caso de uma pessoa sufocar-se com algum objeto em sua via aérea, o mais comum é que se trate de um pedaço de alimento.

A forma de reconhecer uma pessoa que precisa de ajuda é que quando alguém está se afogando, instintivamente, leva as duas mãos à garganta e expressa um sinal de alarme em seu rosto.

Ao identificar estes sinais, a manobra deve ser aplicada o mais rápido possível.

Se a pessoa é capaz de tossir ou falar, este procedimento não deve ser realizado. Nestes casos a tosse forte pode ser suficiente, nem mesmo deve ser realizado em pessoas que estão inconscientes.

Em quem pode ser aplicado?

Pode ser aplicado tanto em adultos como em crianças. Nestes últimos, a força a ser aplicada deve ser moderada e a pessoa que vem ao resgate precisa inclinar ou ajoelhar-se para ficar numa altura adequada.

No caso de crianças lactantes (menores de 2 anos), a manobra pode causar lesões mais sérias. Por esta razão, os especialistas costumam recomendar que o ideal é colocar a criança sobre as pernas, deitada sobre seu abdômen, com a cabeça mais baixa que as pernas e aplicar palmadas suaves sobre suas costas.

Uma pessoa que conhece esta técnica pode aplicá-la a si mesma, caso necessário. Para isso deve pressionar as mãos sobre seu abdômen e acima do umbigo; outra maneira de fazer isso é efetuar a compressão sobre a borda de uma cadeira ou até mesmo de uma mesa.

Imagens Fotolia: Pixelaway

Relacionados:

  1. Manobra de Kristeller
  2. Perfusão
  3. Furto
  4. Diligente
  5. Dissuadir
  6. Peso Específico
  7. Objeto Direto e Indireto
  8. Somatometria
  9. Contravenção
  10. Hipertensão