Conceito » Economia » Logística

Logística - Conceito, o que é, Significado

O termo logística provém do inglês, mais especificamente da palavra logistic. Esta disciplina estuda todos os elementos e métodos que permitem realizar a organização de uma empresa ou de um serviço.

A origem histórica da logística se encontra no âmbito militar

O deslocamento de um exército e do material bélico correspondente é uma questão de importância vital para o planejamento militar. Em tempos de guerra a eficiência para armazenar e transportar os elementos técnicos necessários é um assunto fundamental para a estratégia de um exército, caso contrário os soldados poderiam sofrer a escassez dos meios para combater.

Quando um exército não está bem equipado e alimentado muito provavelmente será derrotado. Esta abordagem de contexto militar foi extrapolada ao mundo empresarial.

Fica estabelecida na logística empresarial a ordem necessária para que a produção de alguns bens seja a mais eficaz possível

Costuma-se dizer que a logística é como uma ponte que permite conectar duas questões: a produção e o mercado. Especialistas nesta área planejam e administram os recursos de uma empresa para que seus produtos iniciem no seu ponto de origem e terminem no consumidor final. De qualquer forma, trata-se de atender as necessidades do consumidor com o menor custo possível.

A logística empresarial conta com dois itens gerais: a análise dos processos e a análise da estratégia. No primeiro caso, são analisados o planejamento, os inventários, a política de provisão e sua gestão, o transporte dos produtos e os centros de distribuição e abastecimento.

Do ponto de vista da estratégia, a logística cumpre várias funções: o produto deve estar adequado, distribuído nas quantidades mais convenientes, armazenado de maneira correta, chegar ao consumidor no tempo exigido

Tudo isso feito com um custo razoável para os consumidores.

O profissional responsável por sincronizar todos estes aspectos é um especialista em logística empresarial. Estes técnicos devem coordenar os fornecedores de uma empresa, as empresas produtoras e os pontos de venda. O objetivo é otimizar os processos de modo que o resultado empresarial seja o mais rentável economicamente.

Um técnico em logística pode realizar todo tipo de tarefa: programar os processos de armazenamento, planejar a distribuição de um produto ou serviço, estabelecer uma política de estoque, projetar os centros de distribuição, estabelecer padrões de qualidade, entre outras atividades.

No mundo empresarial existem diferentes versões. Uma delas se dedica ao abastecimento, outra à distribuição e uma última à produção.

Imagem: Fotolia. Kirsty Pargeter

Relacionados:

  1. Engenharia de Transportes
  2. Modelo de Gestão
  3. Bélico
  4. FOFA
  5. Serviço Militar Obrigatório
  6. Militaria
  7. Justiça Militar
  8. Coorte Romana
  9. Design ou Gestão de Moda
  10. Guerra Psicológica