Conceito » Economia » Modelo de Gestão

Modelo de Gestão - Conceito, o que é, Significado

Um quadro teórico que integra diversas atividades constitui um modelo. Em relação à ideia de gestão, nos referimos ao sistema através da organização de uma atividade. Portanto, o conceito modelo de gestão se refere ao esquema ou à representação teórica que realiza um processo.

Modelos no mundo empresarial

Embora este conceito seja aplicado a diversas áreas (por exemplo, na educação ou na saúde) é no campo empresarial que é mais utilizado.

Independentemente do tamanho de uma empresa ou de seu setor, qualquer empresa deve projetar estratégias ou medidas a fim de alcançar determinados objetivos. As medidas adotadas devem abranger vários aspectos: a logística, os recursos humanos, as finanças, os serviços e o marketing. Todos estes elementos fazem parte de um modelo de gestão.

O modelo hierárquico é o mais tradicional, da qual uma empresa planeja sua atividade com uma estrutura direcionada ao topo da gestão e a uma série de posições intermediárias e básicas como subordinadas.

Há um modelo de gestão baseado na eliminação dos intermediários (por exemplo, quando uma empresa entra em contato com seus clientes através da Internet).

As franquias são também outro tipo de abordagem possível, que consiste em estabelecer uma relação contratual entre empresas independentes, um franqueador e outros franqueados

A primeira tem o direito de propriedade industrial e cria um modelo de negócio, já a segunda é a que adquire os direitos da marca da empresa franqueadora.

As cooperativas surgem quando os membros de uma comunidade empresarial se organizam em relação a uma necessidade ou interesse em comum. Os membros de uma cooperativa são sócios de uma organização e atuam de maneira solidária e segundo os princípios de ajuda mútua.

A gestão da qualidade no modelo de gestão

Além do modelo de gestão de cada empresa, nos últimos anos, a questão da qualidade adquiriu uma relevância especial.

O modelo de gestão de qualidade se refere à busca pela excelência de um produto ou serviço. O conceito qualidade tem um sentido integral, pois abrange tanto o produto ou o serviço que será vendido como também seu processo de produção ou atendimento ao cliente. Para que isso seja possível são estabelecidas normas de qualidade, sendo a ISO a mais conhecida.

Imagem: Fotolia. Deymos.HR

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: