Conceito » História » Manuscrito Voynich

Manuscrito Voynich - Conceito, o que é, Significado

O Manuscrito Voynich é na realidade um livro repleto de mistério. Seu conteúdo está cheio de imagens, gráficos e textos sobre os quais seu verdadeiro significado é desconhecido por completo, uma vez que esta obra foi escrita em uma linguagem ainda não decifrada.

Este não é o único mistério que envolve o manuscrito, uma vez que seu autor é também um enigma.

Dados de interesse

O sobrenome Voynich está relacionado a um antiquário que em 1912 esteve casualmente com este documento, o lituano Wilfrid M. Voynich. Com o passar dos anos, o livro foi mudando de mãos e finalmente chegou à Universidade de Yale. Atualmente está catalogado na seção de livros raros da biblioteca Beinecke e integrado à Universidade de Yale.

Depois de estudar a tinta e outros componentes do livro, concluiu-se que poderia ter sido escrito no início do século XV e que seguramente foi publicado em alguma cidade italiana.

O livro foi escrito em pergaminho e está composto por 240 páginas. O alfabeto empregado é totalmente desconhecido, mas as imagens e os gráficos fornecem algumas informações sobre temas diferenciados: astronomia, biologia, farmacologia, astrologia e botânica. Acredita-se que estes assuntos poderiam manter certa interconexão.

A descrição das plantas teria sido feita em combinação com os ciclos planetários e estes poderiam ter uma projeção sobre o caráter das pessoas através da astrologia.

Esta descrição chama a atenção dos pesquisadores, já que algumas dessas plantas fazem parte da flora americana, já no início do século XV o continente americano era totalmente desconhecido na Europa

No campo da astronomia existem diagramas circulares dos planetas e um grande número de estrelas. Vale especificar que grande parte desta informação foi ignorada pelos astrônomos do século XV (no período em que o manuscrito foi previsivelmente escrito, os telescópios não existiam, por este motivo, o que chama a atenção é a referência de algumas estrelas que apenas podiam ser observadas através do telescópio). O livro também mostra imagens estranhas de mulheres saindo de esferas circulares.

Toda essa informação poderia indicar que o Manuscrito Voynich é na realidade um documento científico, provavelmente um manual enciclopédico.

Muitos especialistas tentaram decifrar o enigma

Em certas ocasiões, dentro dos meios de comunicação, aparece uma nova notícia sobre o Manuscrito Voynich. Pesquisadores de todo o mundo expõem suas teorias e conjecturas para dar vida ao livro enigmático.

Em 2014, o linguista britânico Stephen Bax conseguiu decifrar algumas das 35.000 palavras do manuscrito através de técnicas criptográficas. De acordo com este estudo, o idioma utilizado em sua escrita poderia ser uma antiga língua de origem asiática.

Imagem: Fotolia. vasen

Relacionados:

  1. Criptograma
  2. Livro de Kells
  3. Manuscrito
  4. Ecdótica
  5. Paleografia
  6. Códice
  7. Bibliografia
  8. Triângulo das Bermudas
  9. Citação Textual
  10. Paratexto