Conceito » Aprender » Osciloscópio

Osciloscópio - Conceito, o que é, Significado

O osciloscópio é um instrumento de medição com o qual é possível dar uma representação gráfica dos sinais elétricos que apresentam variações ao longo do tempo. Em outras palavras, este instrumento eletrônico permite observar o que está acontecendo em um ponto particular integrado a um circuito elétrico.

Aplicações do osciloscópio

A representação de sinais elétricos pode ser feita em versão analógica ou digital. Em qualquer caso, este dispositivo é usado para obter dados gráficos sobre atividades bem diferenciadas: sinais de rádio ou televisão, aplicações médicas para avaliar constantes sinais vitais, controle de centrais hidrelétricas ou empresas relacionadas à energia elétrica. Por outro lado, os técnicos de eletrodomésticos empregam este dispositivo para detectar possíveis falhas. Nas oficinas de reparo automotiveis também são utilizados para conhecer o nível de vibração dos veículos.

Elementos que o formam e seu funcionamento básico

O osciloscópio tem uma tela na qual se podem apreciar os sinais elétricos. Esta tela mostra um eixo de coordenadas (o eixo horizontal representa o tempo e o vertical equivale à tensão). Se a tela do dispositivo representasse com precisão o sinal que recebemos, a imagem obtida seria irregular e não seria possível mensurá-la. Por este motivo, este aparelho possui alguns comandos que permitem ajustar a visualização dos sinais. Normalmente, estes dispositivos apresentam duas ondas para realizar a medição.

Os controles básicos do osciloscópio permitem observar os sinais com maior clareza. Assim, os controles do eixo horizontal proporcionam uma variação da escala de tempo e, desta maneira, os sinais podem ser vistos em pequenos intervalos (por exemplo, em milissegundos). Por outro lado, com os comandos é possível deslocar o sinal à direita ou à esquerda para que a imagem se ajuste corretamente às características da tela.

No sinal que pode ser observado na tela, a escala de tempo é de 250 microssegundos

As diferentes subdivisões permitem coletar dados sobre incrementos de tempo menores que a escala, neste caso, cada subdivisão é equivalente a 50 microssegundos. Os controles do eixo vertical permitem alterar a escala de tensões para ver claramente e dependendo da amplitude o sinal na tela (que pode estar em volts ou milivolts dependendo das características do osciloscópio).

Logicamente, o aspecto mais importante deste dispositivo está relacionado com a interpretação dos sinais que aparecem na tela.

Imagem: Fotolia. tilialucida

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: